II Congresso Internacional de Jovens Investigadores em História Medieval

Teve lugar entre nos dias 13, 14 e 15 de novembro, na Universidade de Évora, o II International Congress for Young Researchers in Middle Ages, organizado pelos centros de investigação CIDEHUS e CHAIA.

Esta segunda edição foi subordinada ao tema “Space(s)”. Foram três dias de contacto, diálogo e discussão entre os cerca de 40 oradores de diversas nacionalidades que participaram no II ICYRMA.

É de sublinhar a elevada internacionalização e multidisciplinaridade do programa. Abrindo com uma comunicação do Prof. Fernando Branco Correia (CIDEHUS-Universidade de Évora), na qual apelou a uma visão alargada da Península Ibérica e da necessidade de repensar velhas temáticas nesta perspetiva, o II ICYRMA terminou com chave-de-ouro com a comunicação de André Evangelista Marques (Universidade Nova de Lisboa) e a proposta de uma nova metodologia, a de uma prosopografia do espaço.

Os distintos painéis são reveladores das abordagens interdisciplinares das comunicações apresentadas, focando temas como: representações textuais e iconográficas; manifestações de poder e autoridade; espaços de saúde e de doença; tempo, memória e materialidades; a espiritualidade no quotidiano: o espaço dos santos, dos demónios e das almas; espaços especializados: trabalho, religião e conhecimento; paisagem e hábitos humanos; espaços funerários; conectando espaços: comércio e trocas; fontes e metodologias.

próxima edição do ICYRMA, agendada para novembro de 2020, terá a “Morte” (“Death”) como tema

Saiba mais...

Publicado em 20.11.2019