II Encontro Paisagem Sonora Histórica

Decorreu na Universidade de Évora, entre os dias 16 e 18 de Outubro, o II Encontro Paisagem Sonora Histórica, organizado pelo CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e pelo Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, em parceria entre e o CIDEHUS-UÉ e com o apoio de um conjunto de outros centros de investigação (IHC-FCSH/CEHFCI-UÉ, CHAIA-UÉ, CHAM-FCSH/UNL, NOVA Lincs) e instituições (Câmara Municipal de Évora, EBORAE MVSICA, Igreja S. Francisco, Biblioteca Pública de Évora e MPMP-Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa).

Este evento científico marca a fase inicial do projeto PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540-1910) (ALT20-03-0145-FEDER-028584.LISBOA-01-0145-FEDER-028584), coordenado por Vanda de Sá (CESEM/UÉ) e Antónia Fialho Conde (CIDEHUS/UÉ). O projeto pretende abrir e explorar novas perspetivas sobre as manifestações culturais no burgo eborense e seu termo através do estudo e análise da atividade musical e sonora, no período cronológico entre 1540 (criação do Arcebispado de Évora) e 1910 (início da República em Portugal).

O encontro desenvolveu-se em torno de 11 sessões distintasSons e Sociabilidades; Sons da Corte; Ritual e Música; Som, Espaço Público e Imagem; Organologia; Espetáculos Sonoros; Sons e Cidades; Projetos de Paisagem Sonora; Sinos e Celebrações Urbanas; Música e Músicos: Circulação; e Sons e Territórios.
Um conjunto de oradores convidados abordaram temáticas pertinentes no âmbito dos estudos das paisagens sonoras históricas: Juan José Carreras (Universidad de Zaragoza) foi o primeiro conferencista convidado e abordou o tema “Sonido, espacio, significado: paisajes sonoros urbanos en el largo siglo XIX”; Juan Ruiz Jiménez (Catedratico de Música I.E.S. “Generalife” - Granada) proferiu uma conferência intitulada "Cartografía digital sonora de la ciudad medieval y moderna: una propuesta metodológica"; Carlos Alberto Augusto (compositor e designer sonoro) apresentou a conferência "Uma viagem pelo silêncio"; e Tess Knighton (ICREA-CSIC) falou sobre "Royal entries into Barcelona and the history of emotions".

O II Encontro Paisagem Sonora História foi, ainda, pautado por um conjunto de outras iniciativas enquadradas no evento, entre as quais: o lançamento do E-Book “Paisagens Sonoras Urbanas: História, Memória e Património”; a oficina “Ciudades Interconectadas” orientada por Juan Ruíz Jiménez; o concerto do Coro Polifónico “Eborae Mvsica” na Igreja de São Francisco; e a exibição do documentário “Évora (1929)”, apresentado por Cármen Almeida (Arquivo Fotográfico da CME), com banda sonora em direto composta por Vasco Martins e Gonçalo Rodrigues e executada por alunos da Escola de Música da UÉ. O encerramento do encontro ficou marcado pela realização de uma visita guiada, coordenada por Luís Henriques (CESEM-UÉ) aos espaços sonoro-musicais de Évora.

Saiba mais...

Publicado em 24.10.2019