Noite Europeia dos Investigadores 2019

O CIDEHUS junta-se à Noite Europeia dos Investigadores que será realizada, pela primeira vez em Évora, no dia 27 de Setembro de 2019, entre as 18 e as 24h na Praça do Giraldo. 

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO DA NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES, AQUI!

PROGRAMA | ATIVIDADES DO CIDEHUS

Atividades Livres (18 - 00h)

Local: Stand do CIDEHUS na Praça do Giraldo

Jogos de Pedra: Um Património de Évora

Área: Ciências Sociais e Humanas

Descritivo: O centro histórico de Évora possui um conjunto de três jogos de tabuleiro gravados na pedra: o Jogo do Moinho (Templo Romano); Alquerque dos Doze (Travessa do Sertório) e Ludus Latrunculorum ou Jogo do Soldado (Igreja de Nossa Senhora da Graça). Estes jogos constituem um património cultural singular cuja preservação e salvaguarda é essencial. Pretende-se proporcionar uma viagem no tempo e no espaço, convidando o público a conhecer a origem e a história dos jogos, aprender a jogar e partir à descoberta e observação dos jogos in situ. 

Idade: livre

Entidade: CIDEHUS-UÉ

Investigadores responsáveis: Sónia Bombico, Ofélia Sequeira e Francisco Brito

 

Nos carris da memória

Área: Ciências Sociais e Humanas

Descritivo: Delinear os caminhos-de-ferro é uma atividade desenvolvida no âmbito da salvaguarda do património ferroviário. Com o objetivo de instigar a memória, a atividade é baseada no uso de um mapa com o esboço completo do traçado do caminhos-de-ferro portugueses, no qual o público é convidado a assinalar as linhas atualmente ativas. A interação será feita a partir da pintura das linhas e ramais, com cores distintas, de acordo com o seu funcionamento e uso; isto é, para além de identificar a rede ferroviária ainda em funcionamento, seja ela para passageiros ou para transporte de cargas, o público poderá também assinalar as ecopistas que conheça.

No final da atividade os participantes poderão comparar a sua perceção sobre a rede ferroviária nacional com a realidade. Nesse sentido, serão confrontados com o mesmo mapa, organizado a partir da ordenação cronológica da construção das vias, no qual surgem também indicados as linhas desativadas e ano de desativação, e informação relativa ao uso atual daquelas que ainda funcionam. Assim como uma tabela com informações relativa aos troços que foram convertidos em ecopistas.

Idade: livre

Entidade: CIDEHUS-UÉ

Investigador responsável: Fernanda Lourencetti

 

Matemática do Aqueduto

Área: Ciências Sociais e Humanas

Descritivo: Esta atividade consiste na exploração das referências a medidas e distâncias referidas no novo regimento de Filipe III relativo ao Aqueduto da Água da Prata de D. Filipe II, datado de 1606. Serão preparados e apresentados ao público desafios matemáticos tendo por base as medidas antigas (légua, vara, côvado, palmo, etc.), referidas no documento. 

Idade: livre

Entidade: CIDEHUS-UÉ

Investigadores responsáveis: Sónia Bombico e Ofélia Sequeira

 

Atividades Programadas

Cafés com Ciência

Área: diversas

Horário: 18h00-21h30

Descritivo: conversa informal com investigadores da área da Educação, Património, História, Matemática e Biologia Marinha. A partir de imagens ou objetos os investigadores propõem um diálogo sobre o seu objeto de pesquisa e também estão abertos a ouvir questionamentos e sugestões dos participantes.

Investigadores Participantes:

19h30 | Graça Almeida Borges | Violência e Império: história de um documento  - Consulta do Conde de Lemos e do Comendador Maior de Leão, 26 de Fevereiro de 1610, Archivo General de Simancas, Estado, Leg. 258, s.f.

21h00 | Ana Teresa de Sousa | Fortaleza de Juromenha

Idade: a partir dos 7 anos

Entidade: Universidade de Évora

Local: Associação Comercial do Distrito de Évora (Praça do Giraldo, 65 - entre Santander e Banco Portugal)

 

Visita Guiada: Uma viagem ao século XIX: lazer, fraternidade e sociabilidade na Sociedade Harmonia Eborense e Sociedade União Eborense

Área: Ciências Sociais e Humanas

Horário: 19h - 19h45

Descritivo: Desde 1835, fundaram-se em Espanha e Portugal múltiplas associações privadas que funcionavam como centros do poder ou desenvolvimento quotidiano dos diversos grupos sociais. As elites faziam redes informais com as autarquias, e os operários conseguiam educação em aulas noturnas e ajuda mútua. A partir do momento em que essas iniciativas passaram para a responsabilidade do Estado, ou foram focalizadas em instituições especializadas, a antiga funcionalidade das associações deixou de fazer sentido e estas estão a desaparecer.

Idade: acima de 12 anos

Entidade: CIDEHUS.UÉ

Investigadora Responsável: Maria Zozaya-Montes

Local: Quiosque (Ponto de Encontro)

Inscrições: No deccorer na NEI - Barraca Nº7, no esquina entre a Rua 5 de Outubro e a Praça do Giraldo OU préviamente através do e-mail mzozayam@uevora.pt

  

Documentário e Debate: Já me transformei em imagem - Ma’e Dami Xina

Área: Ciências Sociais e Humanas

Horário: 21h15 - 22h

Descritivo: Exibição do documentário “ Já me transformei em imagem - Ma’e Dami Xina”, Zezinho Yube | 2018. Acre. 32’. A seguir, comentários sobre a história de um povo, feito pelos realizadores e pelas personagens. Desde o primeiro contato, passando pelo cativeiro nos seringais, até ao trabalho atual com o vídeo, os depoimentos dão sentido ao processo de dispersão, perda e reencontro vividos pelos Huni kuin.

Idade: livre (indicado para maiores de 10 anos)

Entidade: Projecto RESISTANCE. CIDEHUS; CHAM - Nova FCSH; doclisboa'19

Local: Loja dos Sonhos - Autocarro da CME

 

Memórias do Tempo

Área: Ciências Sociais e Humanas

Horário: 22h - 00h

Descritivo: Esta atividade consiste no visionamento dos documentários da série “A Memória do Tempo”, produzidos em 2017 e 2018 pelo CIDEHUS.

Idade: livre (indicado para maiores de 10 anos)

Entidade: CIDEHUS.UÉ

Local: Loja dos Sonhos - Autocarro da CME

As Muralhas de Évora | Fernando Branco Correia | 24’. Este documentário dá-nos uma visão global da história em torno da primeira linha de muralhas da cidade de Évora.

Sines, um Porto Romano | Sónia Bombico | 25’. O documentário desvenda um pouco da memória, da história e do património do "mar de Sines". Viaja através da paisagem costeira, focando a relação do povoado com a cidade romana de Miróbriga e a Ilha do Pessegueiro. Revela os principais vestígios arqueológicos romanos da região e dá a conhecer as coleções do Museu de Sines. 

 

Organização: Projecto “Ciência na Cidade”
De 27.09.2019 a 27.09.2019
18:00 | Praça do Giraldo, Évora