Base de Dados HEMERA disponível em vários formatos
A HEMERA é uma base de dados de analíticos de periódicos e de analíticos de monografias sobre o Sul de Portugal, criada em 2004. Desde sempre teve em vista facilitar o trabalho do investigador, sobretudo de Ciências Sociais e Humanidades, e do público interessado.
Em 2018 foi migrada para o Zotero, onde foi criado um grupo público com o mesmo nome. Nessa altura, a HEMERA também começou a receber “literatura cinzenta”, pois o número e a versatilidade das dissertações académicas tem vindo a aumentar a cada ano, e nem sempre são de fácil controlo.
Todas as entradas são classificadas com etiquetas temáticas e cronológicas. As referências bibliográficas tratadas reportam-se aos mais diversos períodos históricos, da Pré-História aos dias de hoje.
A natureza das publicações alvo impõe uma atualização constante, com a inserção anual dos artigos editados em novos números de revistas já incluídas na base, a par de outros. Trata-se de um tarefa da responsabilidade do CIDEHUS e que agora se faz através do Zotero.
Hoje, tanto pode consultar a HEMERA diretamente no Zotero, como no CIDEHUS Digital, através da API do Zotero. Neste último caso, tem a vantagem de poder exportar as suas listagens em diferentes estilos e formatos.Na próxima atualização do CIDEHUS Digital, que se espera para muito breve, ao efetuar pesquisa em várias bases de dados ao mesmo tempo, poderá incluir a HEMERA. Assim, quando interroga sobre “herdades”, tanto poderá recuperar dados das Memórias Paroquiais, da coleção Ophir Restaurada, como referências bibliográficas provenientes da HEMERA.
A HEMERA foi desenvolvida pelo CIDEHUS-UE no âmbito dos seus sucessivos programas de investigação, tendo sido apoiada por outputs de dois projetos da FCT.

Faça já uma experiência de consulta! Verá que há sempre um artigo ou um capítulo de livro que desconhecia. É estimulante ter surpresas.   Consulte aqui...
Publicado em 23.06.2019