Exposição Comemorativa do Centenário da Escola Secundária Gabriel Pereira
A Escola na Cidade

No âmbito da comemoração do seu Centenário, a Escola Secundária Gabriel Pereira organizou uma exposição evocativa do seu percurso intitulada “A Escola na Cidade”.

A mostra resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Évora, a Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ) e a Escola Secundária Gabriel Pereira.

Inaugurada, no dia 16 de maio, com a presença de grande número de visitantes, estará patente ao público, com entrada livre, até ao dia 31 de outubro na biblioteca da escola secundária Gabriel Pereira. A partir do dia 21 deste último mês estará presente na Feira de S. João em Évora.

A exposição encontra-se organizada em três núcleos que correspondem aos três espaços ocupados pela Escola na cidade desde 1919 (Colégio do Espírito Santo, Convento de Santa Clara e as atuais instalações), intercalando os registos iconográficos com objetos produzidos em contexto de aprendizagem ao longo de cem anos. A peça emblemática da exposição é um modelo funcional de máquina a vapor, tipo locomobile, construída em 1916, na Escola Industrial, sob a supervisão do diretor, o Eng.º Ezequiel de Campos, considerado um dos grandes engenheiros portugueses e mentor da Rede Elétrica Nacional.

Publicado em 22.05.2019