CIDEHUS co-organizou o V Simpósio sobre a História da Eletrificação

Entre os dias 6 e 11 de maio, o CIDEHUS e a Geocritica – Universidade de Barcelona promoveram, na Universidade de Évora, o V Simpósio sobre a História da Eletrificação – Eletricidade, Cidades e Quotidianos. A Eletricidade e a Transformação da Vida Urbana e Social”.

Esta iniciativa permitiu a apresentação de estudos sobre a história da eletricidade e as suas consequências espaciais em escala internacional, sobretudo na Europa e na América Latina. O simpósio contou com a apresentação de 53 comunicações orais, desenvolvidas por 81 autores, de entre os quais 32 brasileiros, 14 espanhóis, 12 portugueses, 10 mexicanos, 2 chilenos, 1 do Reino Unido e 1 da República Checa.

As comunicações distribuíram-se em 11 sessões temáticas, com o intuito de apresentar investigações sobre a eletricidade em diferentes perspetivas.

No decorrer dos dois dias de trabalhos desenvolveram-se um conjunto de atividades diversas, entre as quais: a sessão Cinema Elétrico, que apresentou curtas-metragens vinculadas ao tema da eletricidade, seguidas por um debate; uma visita à Vila de Monsaraz e à Barragem do Alqueva, que incluiu uma visita técnica guiada por um engenheiro da EDP; o lançamento do livro Azares y Decisiones da autoria do Prof. Horácio Capel da Geocrítica-Universidade de Barcelona; uma visita guiada pela cidade de Évora e uma visita guiada no Museu da Eletricidade da Central Tejo, em Lisboa.

Saiba mais...

Publicado em 22.05.2019