PATRIMÓNIOS DE ÉVORA | Noite Europeia dos Investigadores - Ciência na Cidade
CONFERÊNCIA | Representar a comunidade: esculturas da cidade de Évora na construção do Estado Nação (1860-1930)
Por Maria Zozaya-Montes

Decorrerá no dia 11 de Abril, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora), a conferência "Representar a comunidade: esculturas da cidade de Évora na construção do Estado Nação (1860-1930)" por Maria Zozaya-Montes. 

A apresentação estará a cargo do escultor Pedro Fazenda. 

Resumo: Para que serve uma escultura? Quem a encomenda e porquê? Estas perguntas surgem na conferência de María Zozaya que apresenta bustos e esculturas históricas realizadas em Évora no período dachegada e desenvolvimento do Liberalismo Constitucional, entre 1860 e 1920. Dessa época, apresenta as esculturas que hoje estão nas praças, nas associações e no Museu da cidade. Evidencia a intenção e os objetivos de quem as colocou em determinados espaços, refletindo se o impulso veio dos cidadãos ou do município.

Estas representações humanas enquadram-se no contexto do aparecimento dos Estados-Nação europeus. Nessa época, as esculturas contribuíram para refletir o triunfo da burguesia na esfera pública, reforçar o seu poder e apropriar-se dos espaços de sociabilidade.   Mais informação: https://sociabilidad.hypotheses.org/272   A conferência enquadra-se nas atividades da Noite Europeia dos Investigadores - Ciência na Cidade  
Em 11.04.2019
17:00 | Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo | Évora