ENCONTRO INTERNACIONAL
Ditaduras, Resistências e Memórias: Ditaduras Iberoamericanas numa perspectiva comparada

Decorrerá na Universidade de Évora, nos dias 9 e 10 de Maio, o Encontro Internacional "Ditaduras, Resistências e Memórias: Ditaduras Iberoamericanas numa perspectiva comparada".

No atual contexto, no qual o passado recente autoritário volta a manifestar-se com força na América do Sul e a Europa assiste ao fortalecimento da extrema-direita em vários países, a proposta do evento é a de aproximar investigadores que estudem o tema das ditaduras iberoamericanas. O encontro tem como objetivo discutir semelhanças e diferenças, nos respetivos processos históricos e na forma como os países lidam com a memória dos seus períodos autoritários, contribuindo para a compreensão das particularidades atuais das suas democracias.

ENTRADA LIVRE

14:00 – ABERTURA.

14:15 – 15:30 – SESSÃO 1: ARQUITETURA E PODER...E O PODER DO HUMOR (BRASIL E ARGENTINA)

Moderador: Ana Clotilde Correia

La arquitectura escolar como elemento de dispositivo de poder del sistema educacional de Minas Gerais/Brasil en el periodo de la dictadura militar (1964-1985) – Cássio de Lucena Carvalho (Doutorando pela Universidad Nacional de Rosario/Argentina).

“¡Aguantá que faltan dos meses!”: A revista Hortensia e a interminável noite do “Processo” (1976-1983) – Priscila Pereira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais/Brasil) (por videoconferência).

15:30 – 16:45 – SESSÃO 2: DITADURAS E HOMOSSEXUALIDADE: REPRESSÃO, RESISTÊNCIAS, MEMÓRIAS E A LUTA POR DIREITOS (PORTUGAL E PARAGUAI)

Moderador: Cássio de Lucena Carvalho

Repressão policial à homossexualidade na primeira década do Estado Novo – Ana Clotilde Correia (Mestre em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa).

Dictadura en Paraguay y homosexualidad masculina. Razzia, represión, desapareción y afirmación de derechos – Rocco Carbone (Universidad Nacional de General Sarmiento/Argentina) (por videoconferência).

17:00 – 18:30 – SESSÃO 3: CONFERÊNCIA – ANTECEDENTES IDEOLÓGICOS DAS DITADURAS NO CONE SUL – André Kaysel Velasco e Cruz (Universidade Estadual de Campinas). (por videoconferência).

Moderador: Paulo Renato da Silva

10/05

10:00-11:15 – SESSÃO 4: DITADURAS, TRÂNSITOS E IDENTIDADES (PORTUGAL, BRASIL E PARAGUAI)

Moderação: Samara Azevedo

Metáforas do dizer: os retratos de Fernando Lemos – Cristina Pratas Cruzeiro (Bolseira FCT de Pós-Doutoramento, Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa).

A Construção do “Caos”: memória, “progresso” e relações Paraguai-Brasil durante a ditadura Stroessner (1954-1989) – Paulo Renato da Silva (Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Brasil; Pós-Doutorando pela Universidade de Évora/CIDEHUS).

11:30-12:45 – SESSÃO 5: DITADURAS E MEMÓRIA (PARAGUAI E BRASIL)

Moderador: Cristina Pratas Cruzeiro

A Toma do Espaço Público. O Movimento pelos Direitos Humanos no Paraguai na Década dos 80 – Maite Sobrino Gonzalez (Doutoranda pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

17 Atos pela Comissão Nacional da Verdade: Potências Políticas do Corpo em Imagens Performativas – Samara Azevedo (Mestre pela Universidade de Lisboa).

15:00-17:30 – SESSÃO 6: CONFERÊNCIAS DE ENCERRAMENTO (PORTUGAL E ESPANHA)

Moderador: Maite Sobrino González

Ditadura e Democracia: legados da memória – Filipa Raimundo (Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais).

De Renacimiento Glorioso a Usurpación Criminal: las sucesivas visiones del franquismo en el relato cinematográfico español – José Antonio Rubio Caballero (Universidad de Extremadura).

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Fernando Martins (CIDEHUS-UÉ)

Paulo Renato da Silva (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA/Brasil | Pós-Doutorando no CIDEHUS-UÉ)

COMISSÃO CIENTÍFICA:

Fernando Martins (Universidade de Évora)

Paulo Renato da Silva (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA/Brasil)

José Antonio Rubio Caballero (Universidad de Extremadura – UEX/Espanha)

Fabrício Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/Brasil)

Lorena Soler (Universidad de Buenos Aires – UBA/Argentina)

Roberto Céspedes (Universidad Nacional de Asunción – UNA/Paraguai)

Organização: CIDEHUS - UÉvora
De 09.05.2019 a 10.05.2019