3.ª Edição do Elevator Pitch - Tourism Innovative Ideas

A 3.ª Edição do Elevator Pitch - Tourism Innovative Ideas, organizado pela ÉvoraTech/ADRAL e Laboratório de Turismo do Centro Interdisciplinar de História, Culruras e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora decorreu no passado dia 3 de Janeiro no Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT).

Nesta edição participaram 8 projetos (lista em anexo) desenvolvidos pelos alunos do 3.º ano do curso de Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora. Todos os projetos se centraram no desenvolvimento de ideias para a região Alentejo, tendo-se verificado um elevado grau de criatividade e inovação. 

A organização congratulou todos os alunos pelo envolvimento, trabalho e resiliência aplicados na elaboração dos projetos, os quais revelaram o potencial empreendedor destes alunos.

Os três primeiros classificados neste concurso foram: 

1.º lugar: Avoar Hostel - uma unidade de Alojamento Local a ser implementada em Castro Verde - Reserva da Biosfera UNESCO, cuja temática central é o birdwatching; 

2..º lugar: Tenebris - Dark Tourism - empresa de animação turística que centra a sua oferta em Évora e assenta o seu portfólio de programas nas lendas, personagens e passagens históricas eborenses; 

3.º lugar: Âncora - operador turístico-marítimo - Um operador turístico-marítimo localizado na praia fluvial de Mourão que pretende oferecer experiências gastronómicas a bordo de um barco cujos passeios se realizam no grande Lago de Alqueva. 

Os projetos vencedores foram convidados a submeter uma candidatura ao programa StartUP Voucher 2019 (cuja call abrirá brevemente), cujo objetivo  é dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos.

O júri da 3.ª edição deste evento foi composto por Alexandra Correia (Coordenadora do FABLAB Évora Tech); Miguel Barbosa (Diretor de Investimentos para o Turismo - Portugal Ventures); Carlos Alcobia  (Diretor Geral do Buinho Creative Hub ); Mélanie Wolfram (Diretora Geral da Vagar - Animação Turística) José Miguel Piçarra (Administrador Executivo do Diário do Sul). 

Este evento contou ainda com o apoio do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, através da cedência do auditório e respetiva equipa de apoio aos equipamentos audiovisuais, bem como da equipa de técnicos da Évora Tech. 

A data para a realização da 4.ª Edição do Elevator Pitch - Tourism Innovative Ideias será oportunamente divulgada pelas entidades organizadoras (Évora Tech e Laboratório de Turismo do CIDEHUS/Universidade de Évora).

Publicado em 11.01.2019