Balanço dos Encontros "10 Visões sobre o Património Cultural"

Cidade e Património UNESCO, Sociologia e Património Imaterial, Arquitetura, Fotografia e Comunicação, Museologia, Património Industrial e Técnico, Conservação e Restauro, Arqueologia, História da Arte e Novas Tecnologias aplicadas ao Património foram os temas das 10 sessões desenvolvidas, entre Novembro de 2016 e Novembro de 2017, no âmbito dosEncontros "10 Visões sobre o Património Cultural".

Uma iniciativa dos investigadores do CIDEHUS, Armando Quintas, Sheila Palomares Alarcón e Pietro Viscomi, que surgiu no arco das comemorações dos 30 anos da classificação de Évora como Património da Humanidade.
Segundo Armando Quintas, uma das mais-valias dos encontros foi a sua realização em 10 espaços distintos da cidade de Évora, o que permitiu uma diversificação dos públicos e “uma verdadeira interação com a população da cidade e as suas diferentes instituições culturais”. Opinião partilhada por Sheila Palomares Alarcón que acrescenta que “a partilha de conhecimento e a aproximação do grande público ao património é sem dúvida outro dos aspetos mais positivos destes encontros”. A investigadora destaca, também, a diversidade dos oradores: “participaram alunos de mestrado, professores universitários e investigadores de outras instituições públicas e privadas”. Pietro Viscomi corrobora da opinião dos colegas e conclui que “o balanço da atividade é sem dúvida muito positivo!”

Publicado em 10.01.2018