Universidade de Évora assina parceria com a Região Marraquexe-Safim

O Protocolo, assinado no dia 11 de janeiro na Universidade de Évora, oficializa o desenvolvimento de um plano de ações, incluindo projetos de defesa e valorização do património cultural da Região Marraquexe-Safim, que resulta de uma longa colaboração da equipa da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional com a região e com várias instituições universitárias de Marraquexe.

A delegação marroquina, liderada por M. Ahmed AKHCHICHINE, Presidente da Região Marraquexe-Safim, teve oportunidade de discutir com a equipa da Cátedra UNESCO o conjunto de projetos e ações a desenvolver futuramente nesta Região de Marrocos, a terceira maior do país.
O acordo pretende também reforçar os laços de investigação e formação através do estabelecimento de um pólo da Cátedra UNESCO em Marraquexe-Safim, e o desenvolvimento de ações e projetos nos campos da Museologia, da Arquitetura e da História.Segundo Filipe Themudo Barata, titular da Cátedra UNESCO, esta será uma oportunidade para desenvolver ações de formação e capacitação profissional na área da gestão e da valorização do património cultural, em parceria com as autoridades locais, as instituições académicas e as comunidades da região de Maraquexe-Safim.
Outro dos objetivos do projeto é o estudo e salvaguarda do património de origem portuguesa da região, como é o caso do Qasr el-Bahr ("Castelo do Mar") erigido pelos Portugueses no século XVI, e que vem sofrendo danos irreparáveis desde 2010. Pretende-se, igualmente, dar continuidade à realização dos Workshops Internacionais de Arquitetura, realizados entre 2015 e 2017, sob coordenação de João Rocha, Professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora e membro integrado do CIDEHUS e da equipa da Cátedra.

Publicado em 24.01.2018