Concurso para a atribuição de Bolsa de Gestão, Ciência e Tecnologia para Mestre / Área científica: Comunicação de Ciência

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 – uma) Bolsa de Gestão, Ciência e Tecnologia para Mestre, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Projeto UID/HIS/00057/2013 - POCI-01-0145-FEDER-007702, financiado pela FCT/MCTES - OE

Área Científica: Comunicação de Ciência

Requisitos de admissão: A bolsa é destinada a Mestres. O(a)s candidato(a)s deverão possuir mestrado em Comunicação de Ciência ou Mestrado em Comunicação ou área afim considerada adequada aos objetivos da bolsa; deverão ainda ter interesse pelas áreas de Ciências Sociais/Humanidades.

Plano de trabalhos: 1) divulgação das atividades do Centro, suas linhas e grupos de trabalho junto da comunidade (local, regional, nacional e internacional) e dos meios de comunicação social (agências noticiosas, jornais, rádios, Tvs; 2) estabelecer, em permanência, comunicação com a sociedade para a promoção da imagem do CIDEHUS, suas áreas de atuação e resultados da investigação; 3) assegurar a divulgação constante da agenda, atividades e impactos da investigação realizada no Centro; 4) promover intervenções de membros do CIDEHUS na comunicação social (jornais, rádios, Tvs) e em outras plataformas digitais com vista à divulgação da investigação do Centro; 5) explorar possibilidades de intervenção de membros do CIDEHUS na comunicação social e em outros fóruns sociais.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, sob a supervisão das Profªs Doutoras Cláudia Sousa Pereira (na qualidade de vice-diretora do CIDEHUS) e Filomena Gonçalves (na qualidade do coordenadora do grupo lpt)

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Maio /Junho de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por mais 36 meses, enquanto vigorar o presente projeto e havendo condições para o efeito.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.230,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de selecção:

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: 1ª fase - avaliação curricular; 2ª fase - entrevista.

1ª fase:

a) todos os candidatos que não provem ter os requisitos de admissão acima referidos serão excluídos;

b) Na apreciação curricular a valoração e pontuação será a seguinte:

- média de licenciatura e Mestrado – 20 %

- Experiência de trabalho em comunicação de Ciência – 40%

- Experiência de trabalho em Ciências Sociais /Humanidades – 10%

- Conhecimentos e experiência em produção e edição de materiais audiovisuais – 10%

- Carta de motivação – 20%

Só transitam para a 2ª fase até 5 candidatos com maior pontuação. Os restantes são eliminados.

2ª fase - entrevista sobre Curriculum, motivação, experiência de trabalho na área (classificar de 0-100).

Para quem passa à fase 2, a hierarquização final dos candidatos faz-se somando a pontuação da fase 1 com a da fase 2.

NOTA: Finda a fase 1, caso algum candidato se destaque e não existam dúvidas sobre o seu potencial e a adequação aos objetivos da bolsa, poderá o júri dispensar a fase 2, contratando de imediato o candidato.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof.ª Doutora Cláudia Sousa Pereira

1.º Vogal – Prof.ª Doutora Fernanda Olival

2.º Vogal – Prof. Doutor Fernando Gameiro

1.º Suplente – Prof.ª Doutora Mafalda Soares da Cunha

2.º Suplente – Prof.ª Doutora Maria Filomena Gonçalves

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Palácio do Vimioso – CIDEHUS, sendo todos os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 de abril a 26 de abril de 2017 e os resultados da selecção serão publicados até ao dia 3 de maio de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae detalhado;

- fotocópia simples dos certificados de habilitações;

- carta de motivação;

- outros documentos comprovativos que considere relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio normal ou e-mail para:

CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

Palácio do Vimioso

Largo do Marquês de Marialva, n.º 8, Apartado 94