II Encontro Transfronteiriço de Arquivos

A Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Desporto da Junta da Andaluzia, através do Arquivo Histórico Provincial de Huelva, está a organizar o II Encontro Transfronteiriço de Arquivos em colaboração com o Arquivo Distrital de Évora, a Rede de Arquivos do Distrito de Évora e o CIDEHUS, UÉ.

O tema é: “Arquivos, caminhando em direção à inteligência artificial”

O Encontro terá lugar nos dias 13 e 14 de junho no Salão de Atos do Museu de Huelva e pretende dar continuidade à 1ª edição realizada em Évora em 2022.

Será uma reunião técnica, que servirá de fórum de formação e intercâmbio, direcionada para profissionais da área dos arquivos, que exerçam o seu trabalho profissional em diversas instituições – públicas e privadas – nos municípios fronteiriços entre Espanha e Portugal, bem como para o público em geral. Pretende-se que tanto espanhóis como portugueses conheçam os avanços que estão a ocorrer no campo da Inteligência Artificial e como a automatização de processos, a digitalização e o processamento de imagens digitais podem ajudar na gestão documental.   No Encontro, cujo programa já está disponível, irão abordar-se os desafios na gestão de documentos, bem como os benefícios e os riscos das soluções implementadas. Vão, igualmente, ser divulgadas experiências práticas que estão atualmente a ser realizadas e o seu potencial para a formação de futuros projetos transfronteiriços na área dos arquivos. As inscrições, abertas a partir do dia 13 de maio, são gratuitas e limitadas à capacidade do espaço

Poderá encontrar mais informação no sítio Web do Archivo Histórico Provincial de Huelva

De 13.06.2024 a 14.06.2024