III Congresso Internacional De Paleografia E Diplomática

A importância da escrita ao longo da história da humanidade é indiscutível. Está presente desde sempre no nosso quotidiano, não de uma forma estática, mas mutável. A sua forma, o seu suporte e os ofícios que a ela estavam ligados sofreram diversas transformações, de acordo com o tempo e com a realidade em que estavam inseridos.

Pela sua riqueza textual, a interpretação das fontes documentais é fundamental para o conhecimento histórico. Ciências como a Paleografia e Diplomática, Sigilografia, Heráldica, Codicologia, Linguística entre outras, são determinantes para o trabalho do historiador. Porém, muitas vezes acabam por ser colocadas em segundo plano, continuando a ser vistas como “auxiliares” da História. No entanto (e não obstante o trabalho que tem vindo a ser feito por diversos investigadores), as questões que ainda levantam, as hipóteses que permitem e os desafios que colocam ao labor historiográfico constituem um campo fértil para o avanço dos seus estudos.

No primeiro congresso realizado pelo CIDEHUS em Paleografia e Diplomática, no ano de 2021, pretendemos dar a conhecer o desenvolvimento destas ciências especialmente no que diz respeito ao mundo digital. Ficámos a conhecer software de transcrição paleográfica, métodos de conservação de documentos e selos, técnicas de recolha de imagens sigilográficas, entre outros conhecimentos úteis ao trabalho prático do historiador.

Na segunda edição do congresso, em 2022, colocaram-se questões e debateram-se hipóteses para o trabalho além, mas incluindo igualmente, as Humanidades Digitais na História.

Para a III edição, no ano de 2023, pretendemos novamente debruçarmo-nos sobre o futuro no âmbito da arquivística, da codicologia e da sigilografia enquanto ciências, a montante e jusante do texto escrito, mas mantemos igualmente o enfoque na paleografia e diplomática. Entre outros objectivos, pretende-se reflectir sobre os novos desafios que se colocam ao futuro destas ciências e sobre novos métodos de trabalho e como os relacionar com o passado.

 

 

Organização: CIDEHUS
De 11.05.2023 a 12.05.2023
Universidade de Évora