O Seminário Permanente corresponde a um momento intercomunicativo focado em questões emergentes que na contemporaneidade afetam o ser humano na sua condição educante e o processo educativo, dentro ou fora das instituições formais. O reconhecimento e auscultação de tais questões não exclui o diálogo com questões da tradição filosófica, que continuam a rasgar os séculos com pertinência viva, nem o diálogo com a ciência e a técnica, ou o diálogo entre razão, sensibilidade e ação. Em causa está a compreensão da educação no mundo em mutação, de ritmo acelerado; mutação a encarar como desafio exigente, sem lugar para afloramentos nostálgicos ou visão trágica. É num espírito de acolhimento crítico que se aceitam os novos desafios e se repensa a presença de Filosofia da Educação. O Seminário Permanente agrupa docentes, estudantes, investigadores da área de Filosofia da Educação e conta com convidados de outras áreas disciplinares e epistemológicas. Em cada sessão do Seminário serão apresentadas e debatidas questões a partir de textos propostos pelos participantes que deverão, sumária e antecipadamente, ser dados a conhecer. Do ponto de vista organizativo, cada participante dispõe de 30 minutos para exposição do texto, segundo a modalidade considerada mais adequada. |
Seminário Permanente de Filosofia da Educação
Tema: Interdisciplinaridade
20 maio 2022, 14h-19h
Videoconferência (zoom)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82535608595?pwd=dnBoRHJOWnRjVHNqOCtWVWp4azcxUT09
Convidados: Antônio Severino (USP); Antonio Lorieri (UNINOVE)), Sergio Rodero (USalamanca), José Pedro Matos Fernandes (IPB), Margarida Borges Ferreira (IPiaget), Adalberto Dias de Carvalho (UP)
Organização
Maria Teresa Santos (UÉ/Cidehus)