Jornadas Europeias da Arqueologia 2022

 

Inauguração da exposição sobre a arqueologia preventiva na Cidade do Porto (Artefactos, Histórias e Estórias de um Porto Antigo: arqueologia pública e salvaguarda) e lançamento de um projeto (Pannonias Digital Old Lands: cultural, heritage and rural landscapes), no qual serão abordados aspetos históricos sobre a pagus de Pannonias, no âmbito das descrições de diversos documentos, entre eles o chamado Parochiale Suevorum (sec. VI – VII d.C.) e outros aspetos mais generalistas.

 

Organização de atividades relacionadas com o estudo, a valorização e preservação do património (tertúlias da AHAS), o Festival do Solstício na Necrópole Medieval das Touças, o evento integrado num outro projeto plurianual de investigação coordenado pelo Doutor Gerardo Vidal e aprovado pela Direcção Geral do Património Cultural. Serão ainda realizadas atividades pedagógicas para os mais pequenos (5 a 10 anos), para despertar nos jovens o interesse pela história, pelo património e pela arqueologia….

 

As jornadas serão realizadas em três locais diferentes (Polo Arqueológico da Garganta, Castro de Sabrosa e Necrópole Medieval das Touças).

 

De 17.06.2022 a 19.06.2022