Festival CineCarril: Caminho de ferro, Paisagem e Cinema

Nesta sessão, o Grupo de Trabalho Visions écrite et iconographique des paysages ferroviaires composto por Ana Pia, Abdoul-Djalilou Dabre, Julia Oliveira, Franck Peghano e Matilde Martellini, coordenado por Fernanda de Lima Lourencetti, irá abordar o tema "Caminho de ferro, Paisagem e Cinema.

 

Os filmes que serão apresentados foram produzidos pela Secção Central Cinematográfica da SNCF entre 1959 e 1960. Pertencentes ao Departamento de Arquivo e Documentação (SARDO) da empresa francesa SNCF, são arquivos preservados, guardados e divulgados pela SARDO Mediatheque e disponibilizados online. O site partilha imagens de arquivo sobre a história dos caminhos de ferro das antigas empresas e da SNCF, dentre as quais forma selecionados alguns filmes da secção "turismo ferroviário" para uma análise focada na representação da paisagem atrelada ao caminho de ferro.

 

 

Projeto do Festival Cinecarril compõe-se de 12 sessões de cinema e insere-se no âmbito das celebrações do "Ano Europeu do Transporte Ferroviário". A ação é promovida pelo CIDEHUS - Universidade de Évora, com a colaboração do mestrado Erasmus Mundus TPTI.

 Os interessados poderão acompanhar a sessão via Zoom e fazer sua inscrição prévia por aqui.

Organização: Master Erasmus Mundus Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie; CIDEHUS
De 25.11.2021 a 25.11.2021
17:00 | Evento virtual