Festival Cinecarril: O Património Ferroviário no Cinema

A 10ª Sessão do Festival CineCarril apresentará três filmes como referências do patrimônio ferroviário no meio da comunicação cinematográfica.

A representação do património ferroviário através do cinema inclui um olhar sobre a sua função, simbologia e arquitectura. Nesse sentido, são retratados, sob o ponto de vista dos realizadores dessas obras, o funcionamento da sociedade moderna, seus hábitos e costumes, os quais podem servir como documentação de uma época e nos auxiliar em sua compreensão. A representação através de filmes mostra a dinâmica de sociedades que se manifesta através da memória e na representação de espaços. Assim, escolhemos três filmes como exemplos e buscamos analisá-los sob a ótica do patrimônio ferroviário no meio da comunicação cinematográfica.

Oradores: Grupo de trabalho "Le patrimoine ferroviaire au cinéma" composto por Anna Sofia Mayer França; Ayakoz Meirambek; Isell Guerrero Bermudez e Monique Helen Santos Silva.

O Projeto do Festival Cinecarril compõe-se de 12 sessões de cinema e insere-se no âmbito das celebrações do "Ano Europeu do Transporte Ferroviário". A ação é promovida pelo CIDEHUS - Universidade de Évora, com a colaboração do mestrado Erasmus Mundus TPTI.   Os interessados poderão acompanhar a sessão via Zoom e fazer sua inscrição prévia por aqui* ou em directo pela página do Facebook do CIDEHUS.
De 21.10.2021 a 21.10.2021
17:00 | Evento Virtual