Paleografia e Diplomática na senda das Humanidades Digitais: caminhos e propostas

Mais informações em: http://www.pdcongress.uevora.pt/

A importância da escrita ao longo da história da humanidade é indiscutível. Está presente desde sempre no nosso quotidiano, não de uma forma estática, mas mutável. A sua forma, o seu suporte e os ofícios que a ela estavam ligados sofreram diversas transformações, de acordo com o tempo e com a realidade em que estavam inseridos.

Pela sua riqueza textual, a interpretação das fontes documentais é fundamental para o conhecimento histórico. Ciências como a Paleografia e Diplomática, Sigilografia, Heráldica, Codicologia, etc., são determinantes para o trabalho do historiador. Porém, muitas vezes acabam por ser colocadas em segundo plano, continuando a ser vistas como “auxiliares” da História. No entanto (e não obstante o trabalho que tem vindo a ser feito por diversos investigadores), as questões que ainda levantam, as hipóteses que permitem e os desafios que colocam ao labor historiográfico constituem um campo fértil para o avanço dos seus estudos.

Neste sentido podemos afirmar que, actualmente, as Humanidades atravessam um tempo propício ao seu desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao mundo digital. E, neste campo, todas as ciências que se debruçam sobre o estudo das fontes historiográficas terão especial pertinência. Não só devido aos desafios que se prendem com a sua conservação e restauro, mas também com a disponibilização das fontes e com o input que as novas ferramentas digitais poderão trazer à relação entre o investigador e a documentação histórica. Se este era já um tema interdisciplinar, muito mais se alargou com a oportunidade de nos relacionarmos com novas ferramentas de trabalho e de acesso às fontes.

Neste congresso pretende-se assim colocar questões e debater hipóteses para o trabalho das Humanidades Digitais na História: que passado e que futuro? Que caminhos para a Paleografia e Diplomática e para as demais ciências que permitem a continuação do trabalho do historiador? Estaremos perante novas práticas ou novos métodos de abordar as fontes e a escrita? Em que medida é possível preservar sem sonegar o documento histórico? Como pode a programação informática criar ferramentas ao historiador e ao arquivo?

Convidamos assim todos os estudantes, técnicos e investigadores a apresentarem os seus trabalhos e a trazerem estas ou outras questões para o debate.

 

Tópicos:

  • Diplomática
  • Paleografia
  • Sigilografia
  • Arquivos
  • Agentes da Escrita
Organização: CIDEHUS
De 06.05.2021 a 08.05.2021
09:00 | Evento virtual