Memórias de uma trajetória - 1983 - 2020
Jubilação, Filipe Themudo Barata

Dia 01 de Outubro de 2020 assinala a despedida do professor Filipe Themudo Barata, professor Catedrático do Departamento de História da Universidade de Évora, Investigador do CIDEHUS-UÉ e Titular da Cátedra em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da mesma universidade.

Após quase 40 anos de docência, o dia 01 de Outubro de 2020 assinala a despedida do professor Filipe Themudo Barata, professor Catedrático do Departamento de História da Universidade de Évora, Investigador do CIDEHUS-UÉ e Titular da Cátedra em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da mesma universidade.

A Cerimónia de Jubilação realizar-se-á no Auditório Nobre da Universidade de Évora, a partir das 15h.

PROGRAMA

1. António Candeias (Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento da Universidade de Évora) A Dinastia Filipina - Da studia humanitatis à União dos Patrimónios

2. Helder Adegar Fonseca (Decano de História, Departamento de História, Escola de Ciências Sociais) Da Construção do Departamento de História (Estudos Históricos) ao Passado do Presente

3. Mafalda Soares da Cunha (Departamento de História, Escola de Ciências Sociais) O Filipe e o Departamento de História.

4. Filomena Gonçalves (Departamento de Línguas e Literaturas, Escola de Ciências Sociais) Filipe Themudo Barata: percurso no CIDEHUS

5. Fernando Branco Correia (Departamento de História, Escola de Ciências Sociais) História Medieval e do Mediterrâneo

6. Teresa Pinto Correia (Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Escola de Ciência e Tecnologia & MED-UÉ), Colaborações Interdepartamentais

7. Sónia Bombico (Cátedra UNESCO em Património Imaterial), A construção de um território de investigação e transferência de conhecimento: A Cátedra UNESCO em Património Imaterial da UÉ

17h | Última Lição | Filipe Themudo Barata

“A vida é a soma das suas escolhas”, Albert Camus

18h | Beberete

Em virtude das contingências da COVID-19, a entrada será reservada a convidados e é limitada à lotação do Auditório Nobre da Universidade.

De 01.10.2020 a 01.10.2020
15:00 | Auditório Nobre da Universidade de Évora