Aula Aberta
A Paleografia e o labor com documentação antiga: como ler documentos de diferentes épocas e gêneros?

Esta aula aberta dará a conhecer o trabalho de leitura e edição de documentos manuscritos brasileiros de diferentes períodos e de diferentes géneros.

Com o auxílio da Paleografia, é possível generalizar algumas técnicas de leitura destes materiais. Contudo, como cada tipo documental possui suas particularidades, é necessário, também, um olhar específico para cada fonte documental. Os manuscritos, por trazerem nas linhas, entre linhas e margens diferentes informações, são ricas fontes para a investigação em diferentes áreas.

A aula será ministrada por Marcus Vinícius Pereira das Dores, doutorando do Programa Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e Investigador visitante do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS – Universidade de Évora). Terá lugar na sala 210 do palácio do Vimioso entre as 15 e as 18 horas do dia 4 de Março.

A entrada é livre.

De 04.03.2020 a 04.03.2020