Ciclo de Conferências | O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX). Perspectivas historiográficas recentes – 2019
Em nome da justiça: encontros e confrontos nas povoações portuguesas na Amazónia, século XVIII
Por Patrícia Melo

Decorrerá, no dia 03 de Maio, sessão do Ciclo de Conferências "O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX). Perspectivas historiográficas recentes – 2019". 

Reunindo reputados especialistas internacionais, este programa de conferências logra diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceptual e metodológica, como a apresentação de resultados de investigações empíricas. Deste modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, em especial, da sua dimensão Ibero-Americana.

 

CONFERÊNCIA

"Em nome da justiça: encontros e confrontos nas povoações portuguesas na Amazónia, século XVIII" por Patrícia Melo (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:  Analisando o período do Diretório dos Índios (1757-1798) no Grão-Pará, partiu-se do pressuposto de que os índios aldeados dispunham de um conjunto de mecanismos que, no limite, garantiam acesso às justiças reais. Assim, pretende-se recuperar alguns dos caminhos de recurso ao alcance dos aldeados no Pará para assegurar direitos junto às autoridades coloniais. A ênfase no Diretório destaca as possibilidades abertas a partir da participação dos índios na gestão das povoações, o que teria colocado ao seu alcance modalidades de reivindicação próprias da burocracia colonial. Retomar os caminhos percorridos pelos índios vassalos em busca de Justiça articula-se com a ideia de que, neste processo, eles forjaram suas próprias percepções relativas às noções de direitos e prerrogativas passíveis de reclamação no mundo colonial.  

CV: Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM – Brasil), é doutora em História (UFF/RJ) e Bolsista de Produtividade do CNPq (1C). Atua nas áreas de História Indígena e do Indigenismo, História colonial/imperial (Brasil) e História da escravidão africana na Amazônia. Participa do Mestrado/Doutorado em História na mesma instituição. É autora de vários capítulos, artigos e livros, entre eles “Espelhos Partidos: etnia, legislação e desigualdade na colônia” (2012) e “O Fim do silêncio: presença negra na Amazônia” (2011)

 

Comentadora: Ângela Domingues (Universidade de Lisboa)

 

Organização:

Mafalda Soares da Cunha/Graça Almeida Borges - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora

José Damião Rodrigues/Ângela Domingues - Centro de História da Universidade de Lisboa

Roberta Stumpf - Centro de Humanidades, FCSH/Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores

Isabel Corrêa da Silva/Miguel Dantas da Cruz - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa      

 

 
Organização: CHAM-FCSH/NOVA | UAc-ICS-UL | CIDEHUS-UÉ |CH-FL-UL
Em 03.05.2019
17:00 | Faculdade Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2  
Anexos