EXPOSIÇÃO
Paisagens Urbanas no Alentejo de Artur Pastor

Foi inaugurada, no dia 14 de fevereiro, a Exposição "Paisagens Urbanas no Alentejo de Artur Pastor". 

A exposição de fotografia pretende divulgar a obra de Artur Pastor, reconhecendo a sua importância para o património fotográfico do século XX. Apresenta uma seleção de fotografias de cidades e vilas do Alentejo e demonstra a relevância do legado de Artur Pastor para o conhecimento da história, da morfologia e da identidade de centros urbanos da região. 

A Exposição ficará patente até 18 de Abril de 2019, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos ((R. de Burgos, 5), em Évora. 

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, pelo CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (Universidade de Évora) e pelo Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico.

 

Artur Pastor (Alter do Chão, 1 de maio de 1922 - Lisboa, 17 de setembro de 1999)
Engenheiro e fotógrafo fez a sua formação académica na Escola de Regentes Agrícolas de Évora.
Na sua vida profissional conciliará estas duas atividades passando, a partir de 1953, a desempenhar funções como regente agrícola fotógrafo da Direção Geral dos Serviços Agrícolas. A sua vastíssima obra - mais de 10.000 imagens - serviu de base à fototeca ministerial, documentando todo o tipo de trabalhos, cenas agrícolas, ou equipamentos técnicos do Estado. Mas a sua atividade como fotógrafo não se esgotou nessa dimensão. Percorreu todo o país e legou-nos uma vastíssima e relevante obra fotográfica que é um contributo notável para a história do nosso país. 
Participou em inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro, em salões internacionais, em concursos e colaborou em inúmeras publicações nacionais e internacionais.
Em 2001, uma grande parte do seu espólio foi adquirido pelo Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico. 

Organização: CIDEHUS - UÉvora | Direção Regional de Cultura do Alentejo
De 14.02.2019 a 18.04.2019
18:00 | Galeria de Exposições da Casa de Burgos | Évora
Anexos