Congresso Internacional «D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI»

Rompendo  com  as  narrativas  tradicionais,  a  historiografia  contemporânea  sobre  D. Henrique reposiciona‐o num contexto cronológico de longa duração, enquadrando‐o no complexo feixe de alterações políticas, institucionais, culturais e religiosas que Portugal viveu no século XVI.

Nas suas multivariadas funções, D. Henrique, personagem que na sua juventude recebeu educação  aberta  às  correntes  de  pendor  humanista,  de  formação  eclesiástica,  foi  também  um destacado  mecenas,  evidenciando‐se  o  investimento  no  ensino,  nomeadamente  através  da criação  de  colégios,  entre  os  quais,  o  Colégio  do  Espírito  Santo  (1553),  de  onde  nasceria  a Universidade de Évora, em 1559.

Regente  e  rei  em  contextos  políticos,  económicos  e  sociais  particularmente  difíceis,  é possível destacar na sua governação a área da acção política da esfera eclesiástica, onde, de resto, D. Henrique desempenhou os mais elevados cargos (arcebispo, legado a latere papal, inquisidor‐mor),  deixando  neles  marcas  indeléveis  pelas  reformas  operadas  e  implementação  das orientações  doutrinais  do  Concílio  de  Trento,  sobressaindo,  enquanto  inquisidor‐mor,  a organização  e consolidação  do  tribunal  do  Santo  Ofício  e  das  suas  estruturas   institucionais  e económicas. Não foi no uso dos seus poderes jurisdicionais enquanto prelado que reorganizou a administração  dos  recursos  formais  de  caridade  e  assistência.  Foram  antes  opções  políticas,  de governante  e  soberano,  que  não  só  preservaram  o  rumo  traçado  pelos  monarcas  que  o antecederam,  como  ainda  reforçavam  o  domínio  da  Coroa  no  sector.  Foi  também  nessa  mesma linha  de  fortalecimento  da  autoridade  régia  que  fez  intervenções  nas  estruturas  político‐administrativas do Reino, bem como nas instituições políticas formais, em variadas manifestações do  exercício  da  autoridade  por  parte  do  poder  central,  também  exercidas,  formal  e informalmente, sobre as populações.

O  congresso  D.  Henrique  e  as  múltiplas  dimensões  do  poder  no  século  XVI,  realizado  no ano  em  que  se  celebra  o  5o  centenário   do  seu  nascimento  (31  de  Janeiro  de  1512),  terá  como conferencistas convidados os Prof. Doutores Amélia Polónia e José Pedro Paiva e estará dividido em  três  sessões:  1.  O  governo  do  Reino;  2.  Igreja,  religião  e  sociedade;  3.  Ensino,  cultura  e mecenato. A partir da figura de D. Henrique são propostos vários temas e tópicos, que entroncam no próprio devir do reino durante toda a centúria do Quinhentos, a sugerir análises comparativas que se espera transcendam o cardeal‐rei.

1. O governo do Reino.

O  principal  objectivo  desta  sessão  é o  de  aprofundar  o  conhecimento  sobre  o  papel  e  a actividade  política  de  D.  Henrique  enquanto  regente  (1562  e  1568) e  rei  (1578‐1580).  A  política cortesã, as lutas de facções e o equilíbrio de poderes na corte, as teorias e as práticas políticas, as principais personagens e instituições do governo, a organização da assistência, poderão ser alguns dos assuntos a desenvolver.

2. Igreja, religião e sociedade

A  sessão  organiza‐se  a  partir  da  acção  de  D.  Henrique  enquanto   eclesiástico  e  da  sua actuação como prelado e reformador monástico, protector da Companhia de Jesus e arquitecto da elite  eclesiástica  da   segunda  metade  do  XVI.  Num  âmbito  mais  alargado  poderão  ser  analisadas questões  como  a  aplicação  da  reforma  tridentina  e  suas  consequências  sociais  bem  como  a consolidação do Santo Ofício.

3. Ensino, cultura e mecenato

Pretende‐se aqui sublinhar o papel e a importância de D. Henrique na cultura portuguesa de Quinhentos no contexto mais geral do patronato régio como uma componente do exercício do poder.  Um  especial  enfoque poderá  ser  colocado  nas  questões  que  rodearam  a  fundação  da Universidade de Évora mas o espaço abre‐se também à criação de colégios, entre outras iniciativas ligadas ao ensino. A problemática da publicação dos índices de livros proibidos e do seu

+ informações: http://www.henrique500.uevora.pt/

De 17.10.2012 a 18.10.2012