A Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Évora!
Ciência para Todos – Sustentabilidade e Inclusão

Sob o mote “Ciência para Todos”, a Sustentabilidade e a Inclusão são os dois grandes temas de reflexão e sensibilização do público na NEI 2022 e 2023.

Este grande evento de ciência realizar-se-á a 30 de setembro em Lisboa, Coimbra, Braga e Évora.  

A Noite Europia dos Investigadores envolve nove parceiros de peso na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade nas quatro cidades através do consórcio ‘Science for Everyone (SCIEVER) – Sustainability and Inclusion”.

Na Grande Lisboa, a Universidade de Lisboa coordena o consórcio através do seu Museu Nacional de História Natural e da Ciência e atuam também os parceiros Universidade Nova de Lisboa representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa. No Centro do país, o consórcio conta com a Universidade de Coimbra, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar, e com os seus centros de investigação, e no Norte, com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga.

A Sul, a Universidade de Évora coordena as atividades, contando com um parceiro local essencial ao sucesso da iniciativa – a Câmara Municipal de Évora. Juntaram-se, também, à NEI Évora um vasto conjunto de instituições de apoio, entre os quais: a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, a União de Freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão), a Fundação Eugénio de Almeida, a Biblioteca Pública de Évora, e APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Évora e a ACDE (Associação Comercial do Distrito de Évora). 

A NEI Évora, decorrerá na Praça do Giraldo e noutros pontos do Centro Histórico de Évora, entre os quais a Sede da Direção Regional de Cultural do Alentejo, localizada na Rua de Burgos, a Torre do Sertório, junto à Sé de Évora, e a Biblioteca Pública de Évora.

Serão mais de 50 atividades presenciais: Demonstrações & Desafios; Conversas com Ciência & Tertúlias; Jogos Apps e Quizzes; Exposições; Visitas Guiadas e Vídeos. Será, igualmente, possível experienciar um conjunto de atividades online que serão disponibilizadas no website da NEI.

Na noite de 30 de setembro, mas também durante os dois anos do projeto, incluindo o ano letivo 2022-2023, os investigadores desenvolverão atividades junto da comunidade escolar e das famílias sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.

Um dos objetivos do projeto e das iniciativas programadas é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e da inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade.

Não obstante, o grande objetivo do consórcio é dar a palavra às comunidades e aproximar os investigadores e a ciência da sociedade civil. A ideia não é apenas a sensibilização passiva e unidirecional, mas antes criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Programa de atividades e mais informações em breve no website da Noite Europeia dos Investigadores em https://noitedosinvestigadores.org/ e nas redes sociais.

Publicado em 15.09.2022