Rede de Arquivos Escolares de Évora, liderada pelo CIDEHUS, organiza exposição «Antunes da Silva. Alentejo, sempre!»
A mostra está inserida na comemoração do centenário do nascimento do escritor neorrealista Antunes da Silva (1921-1997) e está patente na Escola Secundária Gabriel Pereira entre fevereiro e abril; com um carácter itinerante, estando prevista a sua exibição na biblioteca da Escola Secundária André de Gouveia, entre os meses de abril e maio.

Foi inaugurada no dia 1 de fevereiro, na biblioteca da Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP), a exposição «Antunes da Silva. Alentejo, sempre!».

A mostra revela novos dados sobre a fase de formação do escritor Antunes da Silva (1921-1997), expondo documentos inéditos, tais como os que constam do seu processo escolar, ou objetos didáticos que terá usado quando era aluno da então Escola Comercial e Industrial Gabriel Pereira, reconstituindo-se assim o ambiente escolar dos anos de 1930. Para além de objetos que remetem para a sua produção literária, caso da sua máquina de escrever, a exposição exibe edições antigas das suas obras em prosa e em verso, documentando também as suas relações profissionais e a sua vida literária.

Por outro lado, no quadro do movimento neorrealista, são destacadas as ilustrações para as capas de várias obras do escritor, da autoria do artista plástico Manuel Ribeiro de Pavia (1909-1950), também ele antigo aluno da Escola Gabriel Pereira, e que será objeto de uma exposição cuja data será anunciada brevemente.

Organizada pela Rede de Arquivos Escolares de Évora (RAEEv), pela biblioteca e pelo museu da ESGP, e também pela biblioteca da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), a mostra estará patente até ao próximo dia 2 de abril, após o que pode ser vista na biblioteca da ESAG, nos dois meses subsequentes.

A iniciativa faz parte do plano de atividades da RAEEv, uma estrutura que foi criada em 2016, mediante a celebração de um protocolo entre o CIDEHUS.UÉ, a ESAG e a ESGP. As duas escolas secundárias, a primeira fundada em 1841 e a segunda em 1914, tiveram um enorme impacto na formação de sucessivas gerações de estudantes que se destacaram, ao longo de mais de século e meio, em diferentes dimensões da vida regional, nacional e internacional. Os arquivos históricos destas instituições, que vêm sendo organizados ao longo das duas últimas décadas, têm-se revelado fundamentais para o avanço do conhecimento nas dimensões biográfica e institucional: são múltiplos os eventos que têm recebido o suporte documental fornecido pela RAEEv, de entre os quais se inclui esta mostra. Entre muitos outros exemplos, pode ser destacada a investigação que deu suporte ao livro «A Escola Gabriel Pereira», lançado no passado dia 26 de novembro, e que contou com o apoio do CIDEHUS. Está também em curso o processo de apetrechamento técnico da estrutura, mediante a aquisição de equipamento profissional para digitalização de documentos que serão disponibilizados através do portal que, de momento, se encontra em fase de construção www.raeev.uevora.pt.

 

De 01.02.2022 a 31.05.2022
CIDEHUS; Escola Secundária Gabriel Pereira; Escola Secundária André de Gouveia (Évora)