Lançamento online: Bibliotecas Universitárias: diálogos transatlânticos

No próximo dia 29 de outubro, pelas 18h em Portugal (14h em São Paulo) será realizado o lançamento on-line do livro Bibliotecas Universitárias: diálogos transatlânticos, das editoras Luiza Baptista Melo e Tatiana Sanches. A apresentação será feita por Adriana Ferrari e Ana Novo. O evento será transmitido em direto pelo YouTube do CIDEHUS.

 

No próximo dia 29 de outubro, pelas 18h em Portugal (14h em São Paulo) será realizado o lançamento on-line do livro Bibliotecas Universitárias: diálogos transatlânticos, das editoras Luiza Baptista Melo e Tatiana Sanches. A apresentação será feita por Adriana Ferrari (Vice-Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Diretora Técnica da Biblioteca FFLCH, USP), Ana Novo (Professora Auxiliar na Universidade Aberta e membro do CIDEHUS – Universidade de Évora) e Luísa Alvim (investigadora do CIDEHUS – Universidade de Évora).

As bibliotecas do Ensino Superior são organizações fundamentais para o sucesso das instituições das quais fazem parte. Mas como melhorar o conhecimento em torno da sua história, funcionamento e orgânica, prática e perspetivas para o futuro? Este livro fornece um conjunto de capítulos com vista a propiciar uma reflexão aprofundada, que estimule a melhoria dos serviços a que estão ligados.

Reconhecendo o papel fundamental das bibliotecas universitárias, a presente obra procura colmatar uma lacuna nesta área, abrangendo múltiplas perspetivas. Estas visam estabelecer pontes entre Brasil e Portugal, através do contributo entre diversos autores.Partindo de uma perspetiva histórica, é feita uma reflexão sobre o papel e o valor das bibliotecas universitárias também na atualidade, nas suas diversas vertentes. Focando-se contexto da gestão do conhecimento e relacionando com a tecnologia, a Ciência Aberta e a investigação, bem como as questões de qualidade e impacto, são aprofundados os principais temas que estruturam as atividades desenvolvidas nestas organizações, incluindo perspetivas de futuro.

O livro procura assim dar um contributo para o conhecimento destas matérias tão importantes para a vida académica e sociedade em geral, com influências determinantes no bem-estar, desenvolvimento da cidadania e aprendizagem ao longo da vida. A obra e também fornece apoio a outros interessados no tema das bibliotecas universitárias, como decisores, professores e estudantes que se interessem pela área da informação e biblioteconomia em geral.

O evento será transmitido em direto pelo YouTube do CIDEHUS.

Organização: CIDEHUS
De 29.10.2021 a 29.10.2021
18:00 | Evento Virtual