IV Sessão do Ciclo de Conferências
Dinâmicas do Mediterrâneo
Desafios Societais no Mediterrâneo: Segurança, Migrações e Desenvolvimento

Decorreu, no dia 27 de Março, a IV sessão do Ciclo de Conferências "Dinâmicas do Mediterrâneo, dedicada ao tema "Desafios Societais no Mediterrâneo: Segurança, Migrações e Desenvolvimento", uma organização do UNIMED Office da Universidade de Évora e do CICS.NOVA.UÉvora, com o apoio do CIDEHUS e do ICAAM. 

A quarta sessão, dedicada à segurança, às migrações e ao desenvolvimento na região mediterrânica, contou com a participação de docentes e investigadores da Universidade de Évora, e a presença do Cabo da GNR Maurício Ramalho que partilhou com o público a sua experiência, no âmbito de uma missão na ilha de Quios, na Grécia.  

Maria da Saudade Baltazar (CICS.NOVA.UÉvora | Departamento de Sociologia da Universidade de Évora) deu início à sessão com uma comunicação de contextualização inicial intitulada “A Segurança Humana e a Responsabilidade de Proteger”.

Filipe Themudo Barata (CIDEHUS-UÉvora | Titular da Cátedra em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional - UÉvora) apresentou e comentou o trabalho da Fondation Orient – Occident (FOO), da qual é administrador pro bono. A fundação, sediada em Rabat (Marrocos), desempenha uma importante ação social de apoio aos migrantes provenientes da África subsariana. A FOO promove, também, formação profissional e deu apoio ao lançamento do atelier de costura Migrants du Monde, formado por mulheres refugiadas e migrantes subsarianas, afegãs e iraquianas.

Vera Saldanha (Mestranda em Sociologia na Universidade de Évora) foi a terceira interveniente da sessão com uma comunicação emotiva, intitulada “Jardins de Flores no Deserto do Sahara”, na qual partilhou a sua experiência de voluntariado nos campos de refugiados saharauis, na fronteira sul de Marrocos com a Argélia – região conhecida como a “terra de ninguém”.

A última intervenção da tarde esteve a cargo de Maurício Ramalho, militar da Guarda Nacional Republicana. Na sua comunicação “Desafios ao Equilíbrio entre Segurança e Humanitarismo em Missão de Controlo de Fronteiras” descreveu de forma entusiasmada a sua missão na ilha grega de Quios, localizada no mar Egeu a poucas milhas da fronteira com a Turquia. O cabo da GNR esteve em Quios no verão de 2018, no âmbito de uma missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), realizando patrulhamentos terrestres para prevenir ou detetar atos ilícitos ligados à imigração ilegal. No decurso da sua missão lidou diariamente com a realidade da chegada de embarcações de refugiados e migrantes, provenientes dos territórios da margem sul do Mediterrâneo, assolados pelos conflitos armados e pela pobreza extrema.

Esta foi uma sessão rica na partilha de testemunhos e de histórias de vida que transpôs as fronteiras da academia e da investigação, mergulhando nos verdadeiros desafios societais da zona Mediterrânica, ligados à segurança, às migrações e ao desenvolvimento.

 

 

Anexos
Publicado em 03.04.2019