HEMERA - Base de analíticos de periódicos sobre o Sul de Portugal

HEMERA é uma base de dados de analíticos de periódicos e de analíticos de monografias sobre o Sul de Portugal. Assim foi pensada em 2004, quando a apareceu a público pela primeira vez. Em 2018 foi migrada para o Zotero, onde foi criado um grupo com o mesmo nome. Por ocasião desta transferência também começou a receber “literatura cinzenta”. Com efeito, as dissertações de mestrado e de doutoramento correspondem a um tipo de literatura que aumenta muito a cada ano que passa e nem sempre são de fácil localização.

Agilizar o trabalho do investigador, sobretudo de Ciências Sociais e Humanidades, é um dos grandes objetivos desta base de dados. Foi pensada para recuperar informação dispersa e assim contribuir para promover e facilitar a investigação em todos os domínios das Ciências Humanas e Sociais sobre o Sul de Portugal.

Gerida por Fátima Farrica desde 2004, a HEMERA foi desenvolvida pelo CIDEHUS-UE no âmbito dos seus programas de investigação, tendo sido apoiada pelo projeto "História do Alentejo, séculos XII-XX. Aprofundamentos empíricos (POCTI/HAR/56210/2004)", dirigido por Mafalda Soares da Cunha. Beneficiou também do contributo do projecto “Dinâmicas do "cante" na cultura popular alentejana” (PTDC/HAH/64162/2006), de que foi investigador responsável José Rodrigues dos Santos.

As grandes áreas temáticas contempladas são a História, o Património, a Arte, a Arqueologia, a Museologia, a Sociologia, a Antropologia, a Etnografia, a Geografia, a Filosofia, a Arquivística, a Biblioteconomia, a Literatura, a Música, a Gastronomia e o Turismo. Cronologicamente os artigos inseridos reportam-se a qualquer período histórico. A fim de facilitar a pesquisa os artigos foram classificados por categorias temáticas, cronológicas e por assuntos.

A natureza das publicações alvo impõe uma atualização constante, com a inserção anual dos artigos editados em novos números de revistas já incluídas na base, a par de outros. Trata-se de um tarefa da responsabilidade do CIDEHUS e que agora se faz através do Zotero.

Por fim, é de salientar que tanto é possível consultar o grupo HEMERA no Zotero, como no CIDEHUSDigital.

WEBSITE:  http://www.hemera.cidehus.uevora.pt/