Dinâmicas Populacionais e Projecções

Face à importância que o volume e as estruturas etárias das populações revelam em diversos domínios das áreas sociais e económicas, o principal objetivo deste grupo centrar-se-á no desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de análise da evolução recente e possíveis evoluções futuras da dinâmica da população, nas suas componentes fecundidade, mortalidade, e migrações.

A investigação desenvolvida por este grupo tem enfoque especial na análise dos movimentos migratórios.

Projetos Concluídos

Dissertações de Mestrado em Curso

Cruz, F.

Uma abordagem estatística para a modelação e previsão do sucesso dos estudantes do ensino superior .

Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados, UE (2018/2019).

Dissertações de Mestrado Concluídas

Dias, R.
As projecções demográficas na (re)definição de uma rede de ensino superior em Portugal.
Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados, UE (2013).

Ribeiro, F.
Estudo Estatístico dos fluxos migratórios em Portugal, no período de 1991 a 2001.
Mestrado Modelação Estatística e Análise de Dados, UE (2011).

Teses de Doutoramento em Curso

Picoito, C.R.

A Transição para a Vida Adulta, um Olhar da Demografia Social.

Doutoramento em Sociologia, UE.

Teses de Doutoramento Concluídas

Santos, J. R
A Influência da Demografia na Actividade e Emprego em Portugal: Constatações para o período de 1998 a 2004 a partir dos Inquéritos ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística.
Doutoramento em Sociologia, UE (2008).

Magalhães, M.G.
Migrações e Fecundidade – O Papel dos Fluxos Migratórios na Previsão da Fecundidade.
Doutoramento em Sociologia, UE (2014).