ASTO inaugura plataforma on-line para partilha de dados e indicadores

Em 2021, o ASTO inaugura uma plataforma on-line em que congrega diversos dados e partilha com a sociedade dados em 11 domínios temáticos os quais se encontram pela metodologia de indicadores de turismo sustentável da Organização Mundial de Turismo (UNWTO).

O ASTO – Alentejo Sustainable Tourism Observatory é um laboratório sediado na Universidade de Évora – CIDEHUS, que visa monitorizar a evolução do desenvolvimento sustentável do turismo no Alentejo.

Em 2021, inaugura uma plataforma on-line em que congrega diversos dados e partilha com a sociedade dados em 11 domínios temáticos os quais se encontram pela metodologia de indicadores de turismo sustentável da Organização Mundial de Turismo (UNWTO).

O ASTO assume a produção de informação como capital fundamental para a capacitação dos agentes turísticos e para o desenvolvimento de um sistema de Investigação & Desenvolvimento da região, onde se insere e tem como princípio o reconhecimento do Turismo Sustentável como um veículo para alcançar o desenvolvimento económico e social do território e constitui uma ferramenta fundamental para a identificação dos impactos económicos, sociais e culturais.

Para tanto, a monitorização do destino turístico efetuada pelo ASTO abrange o território correspondente ao Alentejo NUT II, que coincidente com a área geográfica de intervenção da Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo.

Desde 2018, o ASTO que integra a rede INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável, liderada pela World Tourism Organization (UNWTO). E é um resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio do Turismo de Portugal e o envolvimento do Instituto Politécnico de Portalegre e do Instituto Politécnico de Santarém.

***Para conhecer a plataforma on-line, aceda AQUI***

Siga também nas redes sociais:

Publicado em 18.02.2021
Fonte: CIDEHUS