4º Encontro BAD ao Sul | Bibliotecas, Arquivos e Museus Revisitados

4º Encontro BAD ao Sul realizou-se este ano no Centro de Artes de Sines, no dia 24 de setembro, sob o lema Bibliotecas, Arquivos e Museus Revisitados.

Investigadores do CIDEHUS.UÉ participaram no Encontro, à semelhança dos anos anteriores, com apresentações, desta vez, em torno do trabalho que se encontram a desenvolver no âmbito das redes intermunicipais de bibliotecas públicas no sul do país. 

Os profissionais de informação vivem um período de grandes desafios, que exigem reflexão e ação. No caso dos arquivos, a nova ferramenta proporcionada pela lista consolidada para a classificação e a interoperabilidade; as questões do acesso à informação e o Regulamento Geral de Proteção de Dados; as soluções disponíveis para a descrição e para a gestão documental e as novas exigências legais e de acesso; assim como, as novas regras de utilização de meios digitais para a reprodução de documentos. Todos estes desafios são exigentes e pressupõem algumas mudanças nos arquivos.
No que diz respeito às bibliotecas, neste ano em que se celebra o 25º aniversário do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO, propõe-se assinalar a data através da reflexão dos bibliotecários sobre a forma como o Manifesto alterou estas instituições. Também os museus e os seus sistemas de inventariação, quer do património material, quer do imaterial, são desafiados hoje a garantir a preservação e o acesso a utilizadores cada vez mais exigentes e informados.Tudo isto marcou este Encontro.

 

O programa dividiu-se em dois momentos. Um primeiro destinado a apresentações “24x7”, ou seja apresentação de 7 minutos com nunca mais que 24 slides; e um segundo momento dedicado à mesa-redonda subordinada ao tema “Potenciar redes de arquivos, bibliotecas e museus”.
Os profissionais de informação procuram, cada vez mais, trabalhar em cooperação para o mesmo desiderato, de maneira a fornecer ao utilizador a informação que lhe é necessária, quer seja um investigador ou um simples leitor.

Saiba mais...

Publicado em 26.09.2019