III Encontro de História de Loulé

Decorreu, nos dias 30 e 31 de Agosto, a terceira edição do Encontro de História de Loulé. À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa teve o apoio do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) da Universidade do Algarve e do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora.

Ao longo dos dois dias do Encontro foram vários os oradores que passaram pelo Cine-Teatro Louletano, distribuídos pelos vários painéis, transmitindo o seu conhecimento em diversas temáticas e cronologias, partilhando os seus projetos de investigação, com um denominador comum: Loulé como pólo de referência no sul de Portugal. Este ano a conferência inaugural foi proferida pela Professora Helena Catarino, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o tema “Leituras de Arqueologia medieval no território de Loulé e as ocupações do Castelo de Salir”.
O Encontro de História de Loulé contou com a presença de mais de 160 participantes.
Durante o Encontro assistiu-se ao lançamento do Caderno do Arquivo n.º 16 intitulado “Loulé em 1699. Caracterização sócio-demográfica” da autoria de João Cosme e Lina Oliveira e das “Atas do II Encontro de História de Loulé”. A apresentação deste último volume esteve a cargo da Doutora Maria Odete Sequeira Martins, em representação da Academia Portuguesa da História.

 

Na tarde do dia 31 de agosto, realizaram-se três visitas culturais, em simultâneo, dando-se a conhecer o centro histórico de Loulé, a estação arqueológica do Cerro da Vila, a Igreja de São Francisco e a Ermida de Nossa Senhora da Piedade. Estas visitas foram orientadas por especialistas nas áreas da arqueologia e da história da arte.
Durante o Encontro, evocaram-se grandes nomes da historiografia, tais como Alberto Iria, Romero Magalhães, Baquero Moreno e Oliveira Marques. Figuras que passaram por Loulé, valorizaram e deram a conhecer a história desta localidade e do seu concelho. É este valioso legado científico que cada edição do Encontro de História de Loulé pretende perpetuar, cumprindo assim o objetivo de dar continuidade à investigação sobre a história de Loulé.

Saiba mais...

Publicado em 12.09.2019