WORKSHOP II - Project RESISTANCE
Conflictos y resistencias en los espacios de frontera

Decorrerá, nos dias 13 e 14 de junho, o II Wokshop do Projeto RESISTANCE dedicado ao tema “Conflictos y resistencias en los espacios de frontera”. 

 

Síntese

Os espaços fronteiriços foram espaços de processos múltiplos e complexos ao nível de fenómenos sociais, culturais, económicos e políticos. Na produção historiográfica das últimas décadas, a fronteira apresenta-se com características permeáveis, porosas, como lugar de negociação, trocas, empréstimos, mestiçagens biológicas e culturais, como área de conflito e violência; em permanente reconfiguração territorial. No estudo das áreas de fronteira é possível perceber como as culturas e identidades dos sujeitos enfrentam constantes processos de reelaboração, o que explica o seu dinamismo, potencialidade e capacidade de reinvenção.

Este workshop busca o intercâmbio académico de pontos de vista e abordagens focadas na análise de conflitos fronteiriços a partir de uma perspectiva abrangente que envolve as modalidades e estratégias de resistência postas em jogo pelos sujeitos sociais, tendo em conta a especificidade e historicidade de cada área de fronteira. O arco temporal proposto para as investigações inclui o período colonial e independente envolvendo as fronteiras imperiais, as fronteiras indígenas e as fronteiras estatais.

Consulte o programa em anexo.  

 

Organização: CHAyA - Centro de Historia Argentina y Americana | Projecto RESISTANCE
De 13.06.2019 a 14.06.2019
09:00 | Universidad Nacional de La Plata | Aula 109 Edificio Sergio Karakachoff |
Anexos