Parceria Luso-Brasileira promoveu Curso Livre sobre Arquitetura da Saúde

Entre 27 e 31 de maio, o CIDEHUS promoveu, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz-FIOCRUZ, um curso de Introdução à Arquitetura da Saúde: Aspetos Históricos e Patrimoniais.

O curso livre foi lecionado pelo Arquiteto Renato da Gama-Rosa Costa, investigador da Fundação Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, sediada no Rio de Janeiro, no Brasil.

Apresentou-se, de forma introdutória, um conjunto de reflexões sobre a arquitetura e a sua relação histórica e patrimonial com a saúde. Um tema recentemente introduzido na discussão académica.

Por meio de exemplos trazidos de experiências em investigações no Brasil e em Portugal, o curso propôs-se a apresentar aos alunos uma introdução a este novo campo do conhecimento, através da análise de bibliografia da área da História, da Arquitetura e do Património Cultural.

Este curso atraiu alunos com diferentes graus de formação, da licenciatura ao doutoramento, de distintas áreas científicas, entre as quais a História, a História da Arte e da Cultura e a Arquitetura. Os formandos eram provenientes não só de Évora mas também de Faro, Setúbal e do sul do território português em geral.

A discussão foi bastante profícua e reveladora da importância do tema para quem trabalha com o património, a medicina e a arquitetura.

Na sequência do sucesso desta primeira edição do curso, pondera-se a realização de novas edições.

Saiba mais...

Publicado em 05.06.2019