CONVERSA sobre as ESCULTURAS DA CIDADE DE ÉVORA (1860-1930) por MARIA ZOZAYA-MONTES, no âmbito da iniciativa PATRIMÓNIOS DE ÉVORA

O CIDEHUS juntou-se à iniciativa Patrimónios de Évora realizada no dia 11 de Abril, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora), incluída nas atividades preparatórias da Noite Europeia dos Investigadores – Ciência na Cidade.

A investigadora Maria Zozaya-Montes promoveu uma conversa em torno do tema "Representar a comunidade: esculturas da cidade de Évora na construção do Estado Nação (1860-1930)".

A atividade foi enriquecida pela presença do escultor Pedro Fazenda que introduziu o tema e apresentou a investigadora do CIDEHUS.

Para que serve uma escultura? Quem a encomenda e porquê? Estas foram as questões centrais da conferência que apresentou bustos e esculturas históricas realizadas em Évora no período da chegada e desenvolvimento do Liberalismo Constitucional, entre 1860 e 1920.

A investigadora mostrou, ao público, as esculturas que se conservam até hoje nas praças e nas associações da cidade. Evidenciando a intenção e os objetivos de quem as colocou em determinados espaços e refletindo sobre o papel dos cidadãos e do poder político nesse processo. Estas representações humanas enquadram-se no contexto do aparecimento dos Estados-Nação europeus. Nessa época, as esculturas contribuíram para refletir o triunfo da burguesia na esfera pública, reforçar o seu poder e apropriar-se dos espaços de sociabilidade.

 

A sessão terminou com uma visita guiada às esculturas desse período, conservadas no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.  

Conheça melhor o tema…

Publicado em 18.04.2019