Conferência Internacional
Os Mármores do Alentejo 2000 anos de memória e património

Nos próximos dias 30 e 31 de maio 2019, terá lugar a Conferência Internacional Os mármores do Alentejo. 2000 anos de memória e património.
 

O evento marcará o final da 2ª Fase do estudo PHIM (Património e História da Indústria dos Mármores). 

A conferência contará com um leque de especialistas, nacionais e estrangeiros, bem como de representantes do sector dos mármores, debatendo temas abrangentes. No dia 30 está prevista a apresentação de quatro painéis com as seguintes temáticas: “Os mármores na arqueologia romana” (painel 1); “Os mármores na história moderna (painel 2)”; “Os mármores na história contemporânea” (painel 3) e, por último, “O repositório da informação como meio de conhecimento público” (painel 4). No dia 31 decorrerá ainda o painel “A geografia do anticlinal dos mármores: oportunidades para um desenvolvimento sustentado” (painel 5), bem como uma mesa redonda subordinada ao tema “Os mármores portugueses. Qual o seu futuro na economia?”.
Como parte integrante o programa, no dia 30 de maio será realizada a apresentação do spot institucional do PHIM, assim como o lançamento do primeiro volume do livro do mesmo projeto.
Haverá ainda espaço para um Alentejo de honra, acompanhado de um momento musical.
No dia 31 de maio está prevista a realização de uma visita a Vila Viçosa, pela manhã.
A assinalar o final dos dois dias de trabalho será lançado o segundo volume do livro do estudo PHIM seguido de um beberete, cortesia da Assimagra e de outras entidades do setor.

 

No âmbito da conferência serão lançadas duas publicações:

30. Maio. 2019 | 18h00  

Mármore 2000 anos de História | Volume I - Da Antiguidade à idade Moderna André Carneiro, Clara Moura Soares e Vítor Serrão (Coord.)

Apresentação por Ana Paula Amendoeira (Directora Regional da Cultura do Alentejo)

 

31. Maio. 2019 | 18h30

Mármore 2000 anos de História | Volume II - A Evolução Industrial, os seus agentes económicos e a aplicação da Época Contemporânea - Ana Cardoso de matos e Daniel Alves (Coord.) 

Apresentação por Alexandra de Carvalho Antunes 

 

CONSULTE O PROGRAMA EM ANEXO. 

Organização: CECHAP | Apoios: ARTIS – Instituto de História da Arte (Universidade de Lisboa) CAUMAR – Gabinete de Investigação «Mármore Global» (CLEPUL, Universidade de Lisboa) CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (Universidade de Évora) CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os estudos insulares atlânticos a e globalização (Universidade Aberta) CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE-IUL) CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas Europeias (Universidade de Lisboa) Escuela Técnica Superior de Arquitectura (Universidad de Sevilla) IHC – Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia Universidad de Castilla-La Mancha Universidade Federal de Pernambuco
De 30.05.2019 a 31.05.2019
09:00 | Hotel Alentejo Marmóris Hotel & SPA, Vila Viçosa