Apresentação Pública do CIDEHUS Digital
Com o testemunho de António Hespanha

Irá decorrer, no dia 11 de fevereiro, a apresentação pública do CIDEHUS Digital, na Torre do Tombo em Lisboa. O evento contará com o testemunho do professor António M. Hespanha, ex-Comissário Geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

O CIDEHUS Digital é um repositório de dados em acesso aberto. Oferecendo um crescente volume de materiais, esta plataforma torna o passado mais acessível, através das novas tecnologias, contribuindo para o constante (re)fazer da História e da ciência.

Atualmente o CIDEHUS Digital inclui a “Ophir Restaurada”, que corresponde à coleção editada em formato CD-ROM pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP), a partir dos finais dos anos 90 do século XX. A extinção da CNCDP (2002) e as evoluções tecnológicas posteriores ditaram a necessidade de recuperar os conteúdos da "Ophir". Reconhecendo a importância desse conjunto de CDs, o CIDEHUS disponibiliza alguns deles em acesso aberto. A coleção contém, por ora, a Revista Mare Liberum, a Corografia Portugueza, e o Boletim da Filmoteca Ultramarina Portuguesa.

A primeira versão pública foi lançada em Outubro de 2016, atingindo um total de 7010 acessos ao fim de um ano.

A plataforma foi, ao longo do ano de 2018, alvo de uma profunda atualização que incluiu: a reconfiguração do design, conferindo-lhe mais dinamismo e capacidade de interação; a adequação a Progressive Web APP (PWA) e à crescente procura de acesso através de dispositivos móveis; a substantiva diminuição do tempo de carregamento (~40%); a correção de bugs; e a criação de novas funcionalidades. Estas atualizações permitem uma mais fácil e mais eficaz recuperação e reutilização dos dados.

Coordenado pela diretora do CIDEHUS, Fernanda Olival, e pelo Grupo de Investigação - Literacias e Património Textual (lpt), o CIDEHUS Digital conta com o apoio de Tiago C. P. dos Reis Miranda na edição de conteúdos. Ivo Santos é responsável pela Programação, WebDesign e recuperação das Bases de Dados. E o design da plataforma é da responsabilidade de Francisco Brito.

Através da plataforma é possível aceder a algumas bases de dados, entre as quais a do projeto ORFEUS (A Reforma Trindentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris). Está, igualmente, em preparação a migração da base de dados das Memórias Paroquiais (1758) do Alentejo e a HEMERA - Base de analíticos de periódicos sobre o Sul de Portugal. 

O CIDEHUS Digital integra, ainda, o Atlas Histórico Digital que disponibiliza dados geográficos gerados pelos projetos do centro em vários formatos. Neste âmbito destacam-se: a criação, em SVG, de um mapa de Portugal com as fronteiras anteriores a 1801; e a representação cartográfica das freguesias citadas na Corografia Portugueza. O trabalho de tratamento de dados foi desenvolvido por Enrique Cerrillo Cuenca e Carlos Cambotas.

Será futuramente disponibilizada uma API (Application Programming Interface) para facilitar o interface desta plataforma com outras.

A introdução de novos conteúdos e funcionalidades é um trabalho contínuo. Pretendendo-se, no futuro, aumentar o número de bases de dados alojadas, de modo a potenciar o cruzamento de dados.

WEBSITE: http://www.cidehusdigital.uevora.pt

 

Organização: CIDEHUS - UÉvora | Apoio: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Em 11.02.2019
17:00 | Arquivo Nacional da Torre do Tombo | Lisboa