MARROCOS/PORTUGAL | História, Memória, Património

Decorrerá, nos dias 14 e 15 de Fevereiro de 2019, o congresso MARROCOS/PORTUGAL | História, Memória, Património, na Uniservité Ibn-Zohr em Agadir, Marrocos.

Após a primeira edição celebrada em Évora, nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2018, este congresso pretende, sob a mesma perspetiva, explorar a rica e prolongada relação entre Marrocos (e o Magrebe em geral) e Portugal (e a Península Ibérica em geral).

As relações luso-marroquinas mostram características próprias em comparação com as estabelecidas entre Marrocos e outros Estados europeus, uma especificidade que tem deixado vestígios particulares na memória coletiva dos dois países.

Num contexto global, e do Mediterrâneo em particular, no qual as iniciativas transnacionais desempenham um papel cada vez mais importante, pretende-se através do presente encontro científico reforçar os contactos e intensificar os laços entre Marrocos e Portugal, no campo das humanidades e das ciências sociais.

O congresso articula-se nos seguintes eixos temáticos:

- Relações militares, diplomáticas e económicas

- Medicina, ciência e nutrição

- Património material e imaterial

- Judeus, moriscos e outras minorias

- Línguas, literaturas e artes

Consulte o programa em anexo.

ORGANIZAÇÃO:

FLSH-Universitè Ibn-Zohr | Youssef Akmir