NOS 100 ANOS DO ARMISTÍCIO (1918-2018)

A Escola de Ciências Sociais da UÉvora e o CIDEHUS assinalaram o primeiro centenário do Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial com a realização de um ciclo de conferências

O encontro decorreu em três sessões (6 e 28 de novembro e 19 de dezembro) e contou com a participação de cinco historiadores portugueses e de um brasileiro.

Intitulado «“O Armistício dura 30 dias”: violência e (re)conciliação na ordem internacional do pós-Grande Guerra (c. 1918 – c.1933)», este ciclo de conferências pretendeu refletir e suscitar o debate em torno dos efeitos da Grande Guerra e, acima de tudo, da Conferência da Paz de Paris e dos tratados de paz que foram celebrados pelos beligerantes entre 1919 e 1923.

A temática das seis conferências destacou aquilo que eram as expectativas e os desejos dos intervenientes no processo de decisão política que pôs fim à guerra e que preparou e concretizou a paz, mas também aquilo que foram dificuldades para a materialização da paz e da reconciliação no plano internacional e no plano interno da vida política e social dos Estados. Quaisquer que tenham sido as causas dessas dificuldades, a verdade é que, tanto no plano nacional como no internacional, a normalização da vida política, económica ou social foi uma miragem nos vinte anos subsequentes à assinatura do Armistício que entrou em vigor às 11 horas do mês 11 de 1918.

O ciclo de conferências sublinhou que o esforço de construção da paz, as suas dificuldades, os seus desafios, os seus êxitos e, sobretudo, os seus fracassos, repercutiram-se tanto na sua contemporaneidade, como tiveram consequências a longo prazo, pelo que, aqui e ali, podem ser identificados no quotidiano político atual, quer a nível local como global.

Sob a coordenação científica de Francisco Vaz e de Fernando Martins, investigadores do CIDEHUS e docentes do Departamento de História da Universidade de Évora, o ciclo de conferências foi dirigido a todo o tipo de público, mas, especialmente, a docentes, investigadores e alunos dos vários graus do ensino superior universitário.

Os investigadores convidados abordaram os seguintes temas: Paz Imperfeita - Mónica Alves Dias (IEP-UCP); “O que é a paz?” Guerra, nacionalismo, imperialismo e revolução ou a Ásia na década de 1920 - Fernando Martins (CIDEHUS e DH-ECS-UÉ); A Grande Guerra e o Pós-Guerra na Crise do Sistema Político Liberal - Rui Ramos (ICS-UL); A América do Sul e a nova ordem internacional na década de 1920 - Paulo Renato Silva (Universidade Federal da Integração Latino-Americana [UNILA]); As dificuldades do período entre as Guerras Mundiais e o padrão divisas-ouro - Maria Eugénia Mata (Nova School of Business and Economics); e Grande Guerra – O fim do mundo de ontem - Jaime Nogueira Pinto (ISCSP-UL).

Publicado em 15.01.2019