II Encontro de História de Loulé

Decorreu nos dias 31 de agosto e 1 de setembro o II Encontro de História de Loulé, no Auditório do Convento do Espírito Santo, com a participação de mais de 130 inscritos.

Esta iniciativa contou, mais uma vez, com o apoio do CEPAC - Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção da Universidade do Algarve e do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.
Nesta segunda edição, a conferência inaugural esteve a cargo da professora jubilada Iria Gonçalves (Universidade Nova de Lisboa – Instituto de Estudos Medievais) que apresentou a comunicação “O repouso nocturno em Loulé medieval: que possibilidades de conforto?”.

No decurso do Encontro foram apresentadas mais 15 comunicações que abarcaram uma cronologia abrangente (desde a época romana à época contemporânea), distribuídas por cinco painéis: “Civilizações e Conflitos”, “Sociedade, Economia e Administração”, “Sociedade e Demografia”, “Espólio arquivístico e fotográfico” e “Arte, Conservação e Restauro”.
Relativamente à visita cultural, este ano os participantes puderam optar pelo Pólo Museológico de Salir ou pelo Centro Histórico de Loulé.
Durante o Encontro foram lançados os livros “A justiça em Loulé. Séculos XVII-XIX”, de Nuno Camarinhas e as “Atas do I Encontro de História de Loulé”.
Ao longo dos dois dias de trabalhos foi possível estudar a Loulé, os louletanos, bem como o seu património arquivístico e edificado no contexto regional e global.

Consulte o programa do encontro, aqui

Publicado em 12.09.2018