O CIDEHUS na FUTURÁLIA

O CIDEHUS esteve presente na FUTURÁLIA - Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa que se realizou entre os dias 14 e 17 de março de 2018 na FIL, em Lisboa

Contámos com a participação das doutorandas Leonor Dias Garcia (Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) e Fernanda Lourencetti (Programa HERITAS: Estudos de Património) no stand doPOCH (Programa Operacional Capital Humano), durante a tarde do dia 16 de Março. O stand foi dedicado à divulgação das bolsas de estudo da DGES (Direção Geral do Ensino Superior) e das bolsas de investigação para formação avançada do POCH, atribuídas pela FCT. Nesse sentido, a FCT congratulou-se com a presença de todos os investigadores, salientando que a experiência permitiu um contacto mais próximo com alunos interessados na obtenção de bolsas para a licenciatura e para a investigação avançada.

As investigadoras tiveram oportunidade de explicar aos visitantes, maioritariamente alunos do ensino secundário, o que é fazer um doutoramento na área da História e do Património, assim como dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CIDEHUS no campo da investigação, das publicações e da comunicação de ciência. 
Fernanda Lourencetti considera a experiência bastante interessante, especialmente ao nível da transmissão da sua experiência pessoal e percurso académico aos alunos em busca de saídas profissionais. As investigadoras destacam a possibilidade destes compreenderem melhor o conceito de interdisciplinaridade e de como a investigação histórica pode aportar conhecimentos a um conjunto alargado de outros profissionais e à sociedade. Recordam, em particular, um grupo motivado para a formação superior em Cinema que se interessou pelo trabalho de pesquisa desenvolvido pelas doutorandas. 
Esta foi sem dúvida uma experiência enriquecedora para as investigadoras e uma oportunidade para divulgar as valências do CIDEHUS, enquanto centro de investigação de excelência.  

Saiba mais... 

Publicado em 21.03.2018