Atividade Educativa
"A Arqueologia Marítima vai à Escola"

Nos dias 20 e 21 de Março, os alunos do 3º ano do 1º Ciclo ficaram a conhecer melhor o trabalho do arqueólogo subaquático e a saber mais sobre as embarcações que frequentaram o seu porto, ao longo da História.

O CIDEHUS colabora com o Centro de Artes de Sines, na promoção da ação "A Arqueologia Marítima vai à Escola" integrada no Projeto H: Vida&Arte. O objetivo principal da ação, desenvolvida pela investigadora do CIDEHUS Sónia Bombico, é o da sensibilização do público infantil para a proteção do Património Cultural Subaquático.
Nas palavras da investigadora “a experiência é muito enriquecedora, porque a curiosidade dos miúdos sobre a temática é imensa. Fizeram inúmeras perguntas sobre os métodos de trabalho do arqueólogo subaquático e mostraram-se incrivelmente participativos”.
Um dos aspetos mais interessantes foi o da identificação da comunidade escolar com o património cultural marítimo. Muitos alunos possuem familiares que trabalham na pesca ou no porto, e essa realidade permitiu uma maior apreensão dos conteúdos históricos transmitidos, baseada na comparação com a realidade atual.
A atividade abrangeu 7 turnas, num total de cerca de 140 crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas de Sines.
O desenvolvimento de ações de educação patrimonial e a criação de materiais didáticos são essenciais para fomentar parceiras entre a Escola e os centros de investigação universitários, permitindo assim o desenvolvimento da educação para a ciência.
Esta atividade surge na sequência da parceria pré-existente entre o CIDEHUS e o Município de Sines que visa a colaboração no âmbito da investigação em arqueologia e património cultural subaquático da região. Uma parceria que se pretende abrangente e transversal, com vista à salvaguarda e à valorização do património cultural do Litoral Alentejano.

Publicado em 04.04.2018