Cátedra UNESCO em Património Imaterial da UÉ promoveu workshop de tecelagem artesanal

Decorreu no passado dia 07 de abril de 2018 o Workshop de Introdução à Tecelagem Artesanal.

Este workshop, desenvolvido no âmbito das atividades da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora, teve um carácter introdutório. Pretendeu dar a conhecer as técnicas artesanais da tecelagem, focando os diversos processos prévios de tratamento da lã, desde a tosquia ao tingimento. Além disso, promoveu a introdução ao trabalho de preparação do tear e execução de peças.
A atividade foi conduzida pela tecelã Teresa Branquinho, colaboradora da Cátedra UNESCO. As participantes tiveram oportunidade de trabalhar na oficina de tecelagem instalada no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, experienciando o desenho, a fiação, e as tarefas inerentes à preparação da teia no tear, tais como urdir, enrolar e amarrar.
A jornada de formação contou ainda com a colaboração da professora Cristina Barrocas Dias, docente da Universidade de Évora e investigadora do Laboratório Hércules, que fez uma introdução aos corantes naturais e ao processo de tingimento.
Após a “experiência radical” de introdução ao tear, onde pés e mãos se cruzaram numa primeira tentativa de tecer, as formandas mostraram-se entusiasmadas e com disponibilidade e interesse para aprenderem mais.
O êxito da atividade permitirá projetar a realização de futuros workshops no âmbito da tecelagem artesanal.

Consulte as fotos da atividade, aqui

Publicado em 18.04.2018