Cátedra UNESCO em Património Imaterial da UÉ participa na Feira do Chocalho das Alcáçovas

A Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer da Universidade de Évora marcou presença na edição de 2018 da Feira do Chocalho das Alcáçovas, realizada entre os dias 20 e 22 de julho.

O fabrico de chocalhos foi classificado como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela UNESCO a 1 de Dezembro de 2015, na sequência de uma candidatura preparada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT-AR), em colaboração com Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.


A convite da organização, a Cátedra UNESCO participou no evento aproveitando a ocasião para divulgar, junto do público da feira, a investigação realizada pela sua equipa multidisciplinar e as diversas actividades desenvolvidas, entre as quais os projectos em curso, as publicações e os cursos realizados nos últimos anos. Foram também promovidos os próximos encontros científicos. 


stand da Cátedra contou com a presença da tecelã Teresa Branquinho, que colabora com a Cátedra UNESCO desde 2017, no âmbito de uma experiência de empreendedorismo social, fomentando a promoção e salvaguarda das técnicas tradicionais de tecelagem e tingimento. Durante a feira os visitantes puderam observar o processo de enfiar tear, enrolar e amarrar teia, assim como experimentar a fiar lã.

Publicado em 26.07.2018