Congresso internacional «Os Carmelitas no mundo luso-hispânico: História, Arte e Património»

Decorridos mais de oito séculos sobre as origens da Ordem do Carmo, e mais de quatro sobre as da Ordem dos Carmelitas Descalços, a Sociedade de Geografia de Lisboa promove1 a realização de um Congresso Internacional consagrado à presença e actividade dos Carmelitas no mundo luso-hispânico, sob os prismas da História, Arte e Património. O Congresso realizar-se-á nos dias 19 a 22 de Julho, procurando reunir o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas:

• Estrutura e história institucional (reformas, separações, ordens e ramos)
  •  Identidade: carisma, horizontes intelectuais e correntes de espiritualidade
  • Missões, assistência e ensino
  • Culto e devoções
  • Bens, rendimentos e impactos económicos
  • Confrarias
  • Património edificado, artes, iconologia e música
  • Historiografia, hagiografia e biografias
  • Bibliotecas, arquivos e fontes

In   O Congresso é acolhido pela Sociedade de Geografia de Lisboa e coorganizado pelas seguintes instituições:

• Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar (CHAM) / FCSH, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores
  • Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) / Universidade Católica Portuguesa
  • Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) / Universidade de Évora
  • Centro de Estudos em Ciências das Religiões (CECR) / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Centro de História da Univ. de Lisboa (CH-ULisboa) / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

De 01.03.2017 a 30.03.2017