CURSO LIVRE
Introdução à Arquitetura da Saúde: Aspetos Históricos e Patrimoniais

Será promovido na Universidade de Évora, entre 27 e 31 de Maio de 2019 um Curso Livre de "Introdução à Arquitetura da saúde: Aspetos Históricos e Patrimoniais".

Organização: João Brigola (CIDEHUS-UÉvora)

Professor responsável: Renato Gama-Rosa

Carga horária: 20 h

APRESENTAÇÃO: Este curso pretende discutir, de forma introdutória, as transformações pelas quais passou a arquitetura na sua relação com a saúde, do século XVIII a meados do século XX, abordando os seguintes temas: Hospitais e tipologia arquitetônica (claustro, higienista, pavilhonar e monobloco); Instituições de saúde e os tipos de doenças: sanatórios para tuberculosos, leprosarias, manicômios para doentes mentais, hospitais de isolamento, hospitais gerais. O curso privilegiará a especificidade brasileira, em diálogo constante com a produção historiográfica nacional e internacional sobre o tema, sobretudo Portugal e França.

INSCRIÇÃO:

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias até dia 24 de Maio, para joaobrigola@uevora.pt, com indicação de nome, habilitações e contacto mail.

AULA 1 – dia 27/05

Apresentação do curso e dos textos a serem discutidos em sala.

AULA 2 – dia 28/05

Hospitais pavilhonares, higienistas e monobloco.

AULA 3 – dia 29/05

Arquitetura para saúde no Rio de Janeiro e São Paulo.

AULA 4 – dia 30/05

Arquitetura sanatorial: tuberculose; doença mental e doença de Hansen.

AULA 05 – dia 31/05

Patrimônio Cultural da Saúde