Segunda campanha arqueológica do projeto SITIMUS decorre até 22 de agosto de 2025
Os trabalhos arqueológicos na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos (Alcácer do Sal) realizam-se no âmbito da segunda Escola de Verão em Arqueologia & Museologia, promovida numa parceria entre o CIDEHUS – Universidade de Évora, o CECH – Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Archaeospain.
Dez alunos(as) internacionais, de oito nacionalidades distintas, integram o grupo de formandos desta segunda campanha do projeto de Salvaguarda e Valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos. Trata-se de um Projeto Plurianual de Investigação em Arqueologia, aprovado no ano passado pelo Património Cultural, I.P., com a duração de quatro anos.
Os objetivos deste ano são o aprofundamento da área escavada no setor A, onde se localiza a grande piscina romana e que poderá corresponder às termas; e o alargamento, para norte, da área intervencionada em 2024 no setor B, provavelmente correspondente a um lagar, onde se identificou um dolium in situ, possivelmente relacionado com uma zona de armazém.
Os trabalhos são dirigidos por Sónia Bombico, investigadora do CIDEHUS, e codirigidos por Ana Patrícia Magalhães (CECH-UC), Rita Balona (CMAS) e Carlos Pereira (Universidad de Valladolid), que se juntou este ano à equipa. O projeto conta ainda com a participação de Marisol Ferreira (coordenadora do Sector de Arqueologia, Património e Museus da CMAS) e de Maria João Santos, técnica superior do município alentejano.
As manhãs são dedicadas ao trabalho de campo. Durante a tarde, o programa inclui visitas técnicas a museus e sítios arqueológicos musealizados, bem como formação teórica sobre a ocupação romana da Lusitânia, processos e técnicas de inventário, cerâmica romana, arqueologia de museus e boas práticas em museus arqueológicos. Os serões são reservados à partilha das informações registadas nos cadernos de campo individuais, numa lógica de promoção da aprendizagem colaborativa.
Saiba mais sobre o projeto SITIMUS