Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural

duração: 4 semestres
120 ECTS (57 obrigatórios e 15 optativos em UCS; )
data de acreditação: 31/07/2019
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0604/6154

Apresentação

O Departamento de História da Universidade de Évora, com a colaboração de outros Departamentos da Instituição, tem vindo a oferecer desde o ano letivo de 2006/2007 a formação pós-graduada no domínio do Património Cultural, o 2º Ciclo em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural. Esta formação visa o aprofundamento de conhecimentos científicos e técnicos em Património Histórico e Cultural, em diversas vertentes, associados ao domínio das metodologias e técnicas de inventariação, preservação, valorização e gestão do Património. Pretende ainda facultar instrumentação científica que permita o reconhecimento do valor das várias tipologias de Património, através do estudo da sua contextualização histórica e das diversas formas de valorização presentes nas sociedades contemporâneas. Assente numa visão multidisciplinar e integradora, este Mestrado procura dinamizar e usufruir o legado histórico e o legado patrimonial das regiões, colocando-os ao serviço do seu desenvolvimento. Este mestrado, assegurado por docentes com experiência nas áreas do Património Cultural, da História, da História de Arte, da Museologia, da Paisagem, Ambiente e Ordenamento, procura assegurar a formação de especialistas capazes de salvaguardar e gerir o Património Histórico e Cultural no Mundo Contemporâneo, bem como apostar no Património como uma forma de desenvolvimento sustentado e de promoção cultural das diferentes regiões e países.

Saídas Profissionais

Instituições públicas e privadas que lidem com a salvaguarda, a conservação, a gestão, a reutilização e a valorização do Património Histórico e Cultural (Museus, Fundações, Bibliotecas, Arquivos, Bibliotecas, Autarquias, entre outras). Organismos estatais e empresas públicas e privadas na área do Património. Produção de suportes textuais de cariz histórico e patrimonial para empresas de comunicação e de publicidade, agências de turismo criativo e de design, extensíveis à produção de conteúdos para formato digital.

Adjunto(s)

Ana Cardoso de Matos
Maria Ana Bernardo

Gestor Académico

Ana Teresa Ferro Coca

Teses Concluídas

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