Notícias

Com esta nossa iniciativa, é aos investigadores que cabe agora a responsabilidade de resgatar do esquecimento todos aqueles que têm passado à margem da História, como se nunca tivessem existido.

Publicado em 09.06.2020

CIDEHUS assinala do Dia Internacional dos Arquivos com a publicação de uma série de textos de seus investigadores e profissionais responsáveis por arquivos fundamentais a investigação realizada no centro.

Publicado em 09.06.2020

O CIDEHUS está disponível para ser instituição de acolhimento de candidaturas às bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie, no âmbito do seu projecto estratégico e agenda científica. 

Os interessados deverão enviar documentação até dia 1 de julho para cidehus@uevora.pt

Publicado em 01.06.2020

As três palavras - diversidade, inclusão e igualdade – que compõe o tema do Dia Internacional dos Museus 2020 são fundamentais não apenas em cartazes, mas também nas práticas das instituições museológicas em uma nova realidade a ser delineada.

Publicado em 22.05.2020

A pandemia Covid-19 impõe um desafio acrescido aos museus científico: como converter numa atração que cause deslumbramento através de um ecrã o espetáculo gerado em se admirar fósseis de dinossauros ou a sensação de alterar a direção de uma onda eletromagnética?

 

Publicado em 20.05.2020

O tema do Dia Internacional dos Museus de 2020 questiona o museu como promotor de igualdade, o que por vezes parece ser apenas retórico. Neste texto, o Prof. João Brigola propõe reflexões sobre como diversidade e inclusão podem pautar práticas museológicas.

Publicado em 18.05.2020

O Dia Internacional dos Museus em 2020 coincide com o início da reabertura dos espaços culturais, depois de quase dois meses de portas fechadas devido a pandemia do Covid-19. Mas é possível voltar ao "normal"? Existe lugar para o otimismo, apesar das constantes crises? Estamos preparados para um futuro digital dos museus e seus profissionais? 

Publicado em 18.05.2020

A edição de Abril 2020 da revista VISÃO História é dedicada ao tema das epidemias e pestes em Portugal. A publicação conta com um conjunto de textos de investigadores portugueses, entre os quais Laurinda Abreu e André Silva, investigadores do CIDEHUS-UÉ.

Publicado em 29.04.2020

Narrativas de uma pandemia... é uma iniciativa dos investigadores do CIDEHUS, coordenada por Sónia Bombico. A página conta com entrevistas, artigos de opinião, notícias e artigos de divulgação científica que cruzam a investigação em História e Ciências Sociais com o mundo actual, desacelerado pela pandemia do novo Coronavírus. 

Publicado em 29.04.2020
Narrativas de uma Pandemia

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Évora (UÉ) pretende encontrar soluções para a retoma da economia assentes em evidência histórica e epidemiológica, que permita transformar a incerteza em cálculos de risco.

Publicado em 29.04.2020